Shanah Tovah (Feliz Ano Novo) a todos,

Quero compartilhar algo que aprendi com o rabino Benayahu Smueli, cabeça (líder) do “Nehar Shalom”, נהר שלום, uma Yeshiva para o estudo da Cabalá em Jerusalém.

Ele citou o rabino Shimon do Zohar com a explicação do versículo de Salmos 89:16 “אַשְׁרֵי הָעָם, יֹדְעֵי תְרוּעָה; יְהוָה, בְּאוֹר – פָּנֶיךָ יְהַלֵּכוּן”

“Bem-aventurado o povo que conhece o Seu som jubiloso (תְרוּעָה)! Ó YHVH, eles vão andar na luz da Sua face!”

תרועה, “Teruah”, tem as letras de ‘Torah‘ תורה e ע. A letra ע tem valor numérico de 70. O versículo revela que bem-aventurados são aqueles que estudam a Torah em todos os seus 70 níveis, que é o que o Zohar nos ensina. O versículo fala sobre as pessoas que “sabem” e não aqueles que podem “ouvir” o Shofar. “Saber” é “conectar” e está relacionada à sefirá de Da’at (Conhecimento) que liga Chochmah (Sabedoria) e Binah (Entendimento) dos níveis espirituais superiores.

O resultado desta conexão é explicado na segunda parte do versículo. “Ó YHVH, eles vão andar na luz da sua face (פנים). A palavra פנים também significa “interior”. Quando estudamos o Zohar é como tocar o shofar com Teruah que divide e confunde o lado negativo.

– = – = – = –

Escrevi muito sobre Rosh Hashaná em anos anteriores e nos comentários recentes do ZD. Confira a lista de links abaixo para melhor se preparar para Rosh Hashaná. É a meditação mais importante do ano e que deve ser levada a sério, porque é uma oportunidade para mudar o processo de Tikkun (Correção) para melhor. Não podemos evitar o processo de correção, mas nós definitivamente podemos fazer o nosso melhor para meditar com o poder do Zohar para ter um ano melhor do que antes.

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf