Daily Zohar 1402

Daily Zohar 1402

Holy Zohar text. Daily Zohar -1402
Hebrew translation:

1. וַיְהִי בְּשַׁלַּח פַּרְעֹה אֶת הָעָם וְלֹא נָחָם אֱלֹהִים דֶּרֶךְ אֶרֶץ פְּלִשְׁתִּים וְגוֹ’. רַבִי שִׁמְעוֹן פָּתַח, (חבקוק ב) תְּפִלָּה לַחֲבַקּוּק הַנָּבִיא עַל שִׁגְיֹנוֹת. פָּסוּק זֶה קָשֶׁה, וְיֵשׁ לְהִסְתַּכֵּל בּוֹ מַה שּׁוֹנָה תְּפִלָּה לַחֲבַקּוּק הַנָּבִיא יוֹתֵר מִכָּל שְׁאָר נְבִיאֵי הָעוֹלָם שֶׁלֹּא כָתוּב בָּהֶם תְּפִלָּה לִישַׁעְיָה הַנָּבִיא, אוֹ לְיִרְמְיָה, אוֹ לִיחֶזְקֵאל, אוֹ לְהוֹשֵׁעַ, אוֹ לִשְׁאָר נְבִיאֵי הָעוֹלָם? 2. אֶלָּא כָּךְ שָׁנִינוּ, אֱלִישָׁע זָכָה בָּעוֹלָם הַזֶּה מַה שֶּׁלֹּא זָכָה נָבִיא אַחֵר, פְּרָט לְמֹשֶׁה. [וְעִם כָּל זֶה לֹא רָצָה לְהַטְרִיחַ אֶת רִבּוֹנוֹ] בֹּא רְאֵה מַה כָּתוּב, (מלכים-ב ד) וַיְהִי הַיּוֹם וַיַּעֲבֹר אֱלִישָׁע אֶל שׁוּנֵם וְשָׁם אִשָּׁה גְדוֹלָה. מַה זֶּה אִשָּׁה גְדוֹלָה? אֶלָּא גְּדוֹלָה בְּמַעֲשֶׂיהָ, שֶׁכָּל בְּנֵי (הַדּוֹר) הַבַּיִת מִשְׁתַּבְּחִים בָּהּ, וְהִיא עִקַּר הַבַּיִת. וּמִשּׁוּם שֶׁבַּעְלָהּ לֹא הָיָה מָצוּי בַּבַּיִת לִהְיוֹת עִקָּר, לֹא נִזְכַּר הוּא, אֶלָּא הִיא. 3. וְעוֹד, וְשָׁם אִשָּׁה גְדוֹלָה – גְּדוֹלָה עַל כָּל שְׁאָר נְשׁוֹת הָעוֹלָם. שֶׁהֲרֵי שְׁאָר נְשׁוֹת הָעוֹלָם, כְּשֶׁרוֹאוֹת אוֹרֵחַ בַּבַּיִת, מִצְטַעֲרוֹת בּוֹ וְדוֹחֲקוֹת אוֹתוֹ, וְכָל שֶׁכֵּן לְהוֹצִיא עָלָיו מָמוֹן, וְהִיא שָׂמְחָה בָּאוֹרֵחַ וּלְהוֹצִיא עָלָיו מָמוֹן, כָּל שֶׁכֵּן כֵּיוָן שֶׁרָאֲתָה אֶת אֱלִישָׁע, שָׂמְחָה בּוֹ מְאֹד. וְעַל כֵּן הַשֶּׁבַח שֶׁל הַכֹּל הוּא שֶׁל הָאִשָּׁה, שֶׁהֲרֵי הָאוֹרֵחַ שֶׁל הַבַּיִת הוּא שֶׁל הָאִשָּׁה, וְלָכֵן כָּתוּב וְשָׁם אִשָּׁה גְדוֹלָה, גְּדוֹלָה עַל שְׁאָר הַנָּשִׁים.

Porção de Beshalach

Os israelitas deixaram o Egito com um monte de ouro, prata e roupas, chegando à beira do mar e os egípcios estavam vindo atrás deles com seus principais guerreiros. Eles ficaram em pânico e começaram a chorar a HaShem. (Êxodo 14:11 ) Eles disseram a Moisés: “Foi porque não havia sepulcros no Egito que você nos trouxe para o deserto para morrer? O que você fez para nós, levando-nos sair do Egito? 12 Não dizemos a vocês no Egito, ‘Deixe-nos em paz, deixe-nos servir os egípcios? Teria sido melhor para nós servir aos egípcios do que morrer no deserto!”.

É estranho que, imediatamente depois de deixar o “trabalho duro” no Egito, eles estavam prontos para voltar. Este não é o que eu quero discutir aqui, mas só para lançar alguma luz sobre isso, o Ari explica que esta história também revela os segredos da alma (Israel), deixando o corpo (Egito) e o Faraó (é ​​a inclinação para o mal). O Mar Vermelho aqui representa o rio de fogo do inferno e a Alma representa Israel que está com medo de ir para o mar para o processo de limpeza. O exército egípcio representa as forças negativas que tentam obter o máximo de energia da alma, enquanto ele está perto do corpo. A alma deseja voltar para o corpo (Egito) e prefere a limitação do corpo mais que a dor da alma de atravessar os rios do inferno.

Depois que minha mãe morreu, ela veio a minha irmã mais velha em um sonho na mesma noite do funeral e ela parecia melhor do que ela estava em seus últimos meses, mas ela apareceu (silenciosamente) na casa em sua cadeira de rodas. Três noites depois minha mãe voltou para minha irmã em outro sonho, e desta vez ela parecia bem, de pé em um lugar grande e desconhecido, com muita luz e vestida com um traje da cor da luz.

Minha irmã não é uma estudante de Cabalá e não leu os escritos do Santo Ari, mas seus sonhos explicam parcialmente o processo da alma que sobe para os níveis mais altos para seu lugar de descanso. A alma inicia o processo em um nível espiritual mais baixo e pode até ter dificuldades para sair da gravidade física; depois de três dias, o fogo que é chamado de inferno ajuda a separar a alma da negatividade dos níveis mais baixos.

Diz-se que até mesmo grandes justos, passam brevemente através do fogo do inferno, a fim de purificar a alma de quaisquer desejos físicos “deixados” e prepara-se para o novo vestuário espiritual dado a eles acima.

Vemos como a Torah é uma fonte incrível de conhecimento e de uma história que podemos aprender muito em diferentes níveis. Agora vamos voltar para onde os israelitas estavam clamando a HaShem e reclamando a Moisés. Êxodo 14:13 “Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Permaneçam firmes e verão a libertação que YHVH vai lhes trazer hoje. Os egípcios que hoje vistes, nunca mais verão novamente. 14 YHVH vai lutar por vós, é necessário apenas ficar calmo”…

Imediatamente depois, em 14:15, HaShem está dizendo a Moíses “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que movam-se em frente.”

Aqui, o Zohar nos dá uma lição sobre como e quando orar e como se conectar a milagres. Ele usa a história de Jonas, o profeta, que orou a HaShem da barriga do peixe, mas neste caso os Israelitas não tinham necessidade de orar, como HaShem disse: “pare de chorar, apenas Movam-se em frente.”.

Esse “Mova-se” é a conexão com o nível mais alto possível, a semente das criações, o lugar chamado de “Mazala” “מזלא”. Este é o lugar de onde veio o milagre da divisão do Mar Vermelho.

As primeiras letras de “Por que você está chorando para mim?” “מַה – תִּצְעַק אֵלָי” são “אמת” e isso significa verdade.

Esta palavra especial é a assinatura de HaShem e flui através da coluna central. Esta é a linha estreita de Keter (Luz), através de Tiferet (Jacó, אמת – ליעקב), Yessod (José) e Malchut (Rei David).

א é a primeira letra do Alef – Bet, מ é a do meio e ת é a última. A fim de obter a Luz de milagres precisamos conectar-nos à verdade com as nossas ações. Nosso coração deve estar aberto para a luz sem qualquer interesse próprio.

Duas vezes por dia em nossas orações recitamos um verso que resume isso muito bem. Salmos 145:18

“קָרוֹב יְקוָה, לְכָל – קֹרְאָיו – לְכֹל אֲשֶׁר יִקְרָאֻהוּ בֶאֱמֶת”

“Adonay está perto de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade.”

 

{||}

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf