Pinchas 671-673

No início Malchut estava do lado esquerdo de Binah. Chessed, Geburah e Tiferet de Zeir Anpin eram o direito de Binah. Malchut estava acima Netsach e Hod e formou o formato do Segolta.

Rabbi Ashlag explica que Malchut era como um Keter (Coroa) para Netzach e Hod. Ela estava no mesmo nível de Zeir Anpin, mas sem Chassadim. Nesta situação, Malchut não pode receber luz e disse ao Criador, que é impossível que os dois reis (o aspecto de Netzach e Hod), tenham uma coroa, ou seja, a si mesma como seu Keter. O Criador lhe disse para descer um nível, e ela foi para o seu lugar final abaixo Netzach e Hod e formar o formato do Segol.

Malchut teve que ir para cima para receber a Luz de Binah para manter a memória dela. É por isso que Binah e Malchut usam a letra H ה (YHVH, יהוה).

O Criador criou esta situação para formar uma ‘reshimu’, que significa ‘marca’. Ele criou o vaso e o desejo de Malchut por causa da Luz de Binah.

Na vida não temos desejo por algo que não experimentamos ou apreciamos. A mãe empurra a comida na boca do bebê para que ele possa ter um “gosto” dela. Aquele “gosto” constrói um desejo (= vaso) para ele. Da próxima vez ele vai chorar, pedindo por ela. O único desejo que um bebê recém-nascido tem e procura automaticamente é o leite de sua mãe. Ele é “fabricado” pela Luz e que é um desejo embutido em sua alma.

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf