Daily Zohar 1334

Daily Zohar 1334
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Holy Zohar text. Daily Zohar -1334
Hebrew translation:

Hebrew

 

Pinchas 729-731

Continuação do ZD anterior

Após o abate do cordeiro, Adonay instruiu aos israelitas que durante uma semana eles não podiam comer pão com fermento.

Deuteronômio 16:3

“לֹא – תֹאכַל עָלָיו חָמֵץ , שִׁבְעַת יָמִים תֹּאכַל – עָלָיו מַצּוֹת לֶחֶם עֹנִי”

“Você não deve comer pão com fermento. Sete dias você deve comer pães ázimos, pão da aflição”

Êxodo 12:19

“שִׁבְעַת יָמִים – שְׂאֹר , לֹא יִמָּצֵא בְּבָתֵּיכֶם : כִּי כָּל – אֹכֵל מַחְמֶצֶת , וְנִכְרְתָה הַנֶּפֶשׁ הַהִוא מֵעֲדַת יִשְׂרָאֵל – בַּגֵּר , וּבְאֶזְרַח הָאָרֶץ”

“Durante sete dias fermento (מַחְמֶצֶת) não é para ser encontrado em suas casas. Na verdade, qualquer pessoa que comer pão com fermento, deve ser cortado da congregação de Israel, quer seja um estrangeiro ou um nativo da terra”

A palavra usada neste verso de pão com fermento é מַחְמֶצֶת. A primeira letra e a última letra escreve מת, que significa “morte”. As três letras meio escreve ‘חָמֵץ’ , segnificando, pão com fermento.

Esta restrição não se trata apenas de comer, mas também em relação a possuí-lo (fermento). O perigo de comer pão fermentado durante os sete dias traz o aspecto da morte da pessoa, independentemente se ele é israelita ou um estrangeiro.

Por que isso?

Cada “evento” na Torah tem um efeito espiritual que aparece todos os anos ao mesmo tempo. Quando Adonay permitiu que os israelitas controlassem o deus dos egípcios, Ele também disse a eles para remover o desejo para si mesmo. Sua refeição tinha de incluir pão sem fermento e ervas amargas. Naquela época, que era o décimo quarto dia de Áries, Nisan, Adonay matou todos os primogênitos dos egípcios, inclusive o primogênito de seus animais. Essa energia de remoção da negatividade e desfrute da liberdade requer a remoção do desejo para si próprio, que é impactado pela comida que estamos comendo.

A restrição de sete dias é para garantir a desconexão da negatividade e purificar o desejo para si próprio em todos os níveis, que são as sete Sefirot, de Malchut a Chessed. O Shabat que ocorreu durante aquela semana dá a purificação de Binah e é por isso que também temos uma leitura especial da Torah para ele.

A restrição não é apenas sobre a comida, mas também sobre o nosso comportamento. A fim de desfrutarmos de liberdade, devemos sacrificar o ego e todos os desejos para si próprios.

 

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf