Daily Zohar 1359

Daily Zohar 1359
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Holy Zohar text. Daily Zohar -1359
Hebrew translation:

Hebrew

 

Pinchas 798-800

Êxodo 35:3

“לֹא – . תְבַעֲרוּ אֵשׁ, בְּכֹל מֹשְׁבֹתֵיכֶם, בְּיוֹם, הַשַּׁבָּת”

“Vocês não deve acender fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”

A Torah nos proíbe de acender fogo no sábado. Como estudamos no início dos Zohar Diários , a razão é porque o fogo causa um processo de transformação. No nível material podemos ver como tornar sólido em líquido e vapor.

Quando queimamos fogo no Shabat nós ativamos um processo de transformação em Malchut que cria desafinidade com a Binah e nos desconecta da luz do Shabat.

Números 28:9

“וּבְיוֹם, הַשַּׁבָּת – שְׁנֵי – כְבָשִׂים בְּנֵי – שָׁנָה, תְּמִימִם; וּשְׁנֵי עֶשְׂרֹנִים, סֹלֶת מִנְחָה בְּלוּלָה בַשֶּׁמֶן – וְנִסְכּוֹ”

“E no dia de sábado dois cordeiros de um ano, sem defeito, e dois décimos de efa de flor de farinha para oferta de cereais, amassada com azeite, e a oferta de libação do mesmo”

Isto nos diz a respeito dos sacrifícios que foram feitos no Shabbat e por isso eles tiveram que acender fogo. O Zohar explica que o incêndio provocado no Shabbat no Templo Santo é um fogo santo que não tem conexão com o fogo dos dias de semana.

No Shabbat temos conexão com a Árvore da Vida no nível de Binah e não deve existir uma mistura de bom e mau que vem do profano.

A Torah proíbe de acender fogo ‘das vossas moradas’, porque ele é feito em um lugar profano. Esta limitação não inclui o Templo Sagrado.

Quando chegarmos ao tempo Redenção e o fluxo de luz a partir de Binah for contínuo, não haverá mais restrições, porque tudo vai se tornar santo. Na redenção final a cada dia será chamado Shabbat. Rabi Shimon e outros tzadikkim que alcançaram conexão contínua com os níveis superiores foram chamados Shabbat.

Que todos nós possamos merecer o tempo que tudo é o Shabbat .

Leituras relacionadas;

Zohar Diário # 529 – A raiva é um inferno de um Tikkun

http://dailyzohar.com/daily-zohar-529/

Zohar Diário # 656 – Mantê-lo fresco no Shabbat

http://dailyzohar.com/daily-zohar-656/

 

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf