Daily Zohar 1360
Daily Zohar 1360
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew) Holy Zohar text. Daily Zohar -1360 Hebrew translation:

801. וְהַסּוֹד שֶׁיֵּשׁ הֶפְרֵשׁ בֵּין קֹדֶשׁ לְקֹדֶשׁ, זֶהוּ שֶׁכָּתוּב (שמות כו) וְהִבְדִּילָה הַפָּרֹכֶת לָכֶם בֵּין הַקֹּדֶשׁ וּבֵין קֹדֶשׁ הַקֳּדָשִׁים. אַף כָּךְ אִשֵּׁי הַקָּרְבָּנוֹת אֵינָם שָׁוִים. שֶׁאֵשׁ שֶׁל גָּבוֹהַּ מְקֻדָּשׁ מֵאֵשׁ שֶׁל קֹדֶשׁ שֶׁלְּמַטָּה, שֶׁנִּקְרָא אֵשׁ עֲצֵי הַקֹּדֶשׁ, אוֹ אֵשׁ בְּשַׂר הַקֹּדֶשׁ. וְאֵשׁ שֶׁל קְדֻשָּׁה יֵשׁ בּוֹ הַבְדָּלָה בֵּינוֹ לְבֵין אֵשׁ שֶׁל הֶדְיוֹט. אַף עַל גַּב שֶׁבֵּאֲרוּ עָלָיו שֶׁמִּצְוָה לְהָבִיא מִן הַהֶדְיוֹט אַף עַל גַּב שֶׁיֵּשׁ אֵשׁ שֶׁל קֹדֶשׁ, שֶׁכָּל אֶחָד צָרִיךְ לִמְקוֹמוֹ. וּמָשָׁל נִמְשְׁלוּ יִשְׂרָאֵל הָרִאשׁוֹנִים לְסוֹד זֶה יִשְׂרָאֵל. 802. (יִשְׂרָאֵל נִמְשְׁלוּ לָזֶה. שֶׁהֲרֵי יִשְׂרָאֵל בִּכְלָל) נִקְרָאִים מְלָכִים, כְּמוֹ שֶׁבֵּאֲרוּהוּ, כָּל יִשְׂרָאֵל בְּנֵי מְלָכִים. אֲבָל כַּאֲשֶׁר הָיוּ עוֹלִים לְבֵית הַמִּקְדָּשׁ, כָּל אֶחָד שׁוֹרֶה בִּמְקוֹמוֹ כְּמוֹ שֶׁרָאוּי לוֹ. אַף כָּךְ כָּל הַקָּרְבָּנוֹת אֵינָם שָׁוִים, שֶׁאַף עַל גַּב שֶׁבְּכֻלָּם כָּתוּב קָרְבָּן לַה’, הוּא מְחַלֵּק הַכֹּל כָּל אֶחָד וְאֶחָד כְּמוֹ שֶׁרָאוּי. וְסוֹד זֶה נוֹדָע בְּפָרֵי הֶחָג, שֶׁהָיוּ מַקְרִיבִים לָהֶם יִשְׂרָאֵל לִפְנֵי ה’.

Pinchas 801-802

Êxodo 26:33

” וְהִבְדִּילָה הַפָּרֹכֶת , לָכֶם , בֵּין הַקֹּדֶשׁ , וּבֵין קֹדֶשׁ הַקֳּדָשִׁים “

“E o véu deve dividir-vos entre o Santo e o Santo dos Santos”.

O ‘santo’ é o Templo Sagrado, em geral, e o “Santo dos Santos’ é o lugar especial no interior, onde a arca da aliança reside.

O Zohar cita este versículo para nos ensinar que há diferenças e níveis de “santidade”. Os sacrifícios que cada um traz para o Altar conectar à Luz santa, mas cada um se conecta em nível diferente.

O Zohar traz o exemplo dos sacrifícios que foram feitos no Templo Santo durante o feriado de Sucot. Cada dia havia sacrifícios de touros para obter e enviar luz para as 70 nações do mundo. Cada dia tinha conexão diferente e o tipo de luz enviada para diferentes nações.

Muitas pessoas podem participar de um mesmo evento espiritual, mas cada um recebe luz diferente. Podemos sentar-nos calmamente a ouvir a leitura da Torah no Shabbat, mas cada um na congregação recebe a luz de forma diferente. Alguns podem obter um pouco porque eles fizeram algum esforço para vir. Alguns podem até mesmo perder a luz, porque eles perturbaram outras pessoas em sua conexão. Alguns podem receber a Luz completa a partir da leitura porque tinham o vaso, o desejo e a consciência pura para receber a luz da Torah e do Shabbat específico.

Quanto mais longe e mais fundo você vai com sua conexão maior a “santidade” de sua conexão. Uma ferramenta importante para conseguir isso é proteger os olhos de olhar para os outros, a fim de manter a consciência interior e foco. Esta deve estar em conjunto com o silêncio total durante a conexão espiritual. Algumas pessoas gostam de vir às sinagogas para a reunião semanal social e apanhar as últimas fofocas. Sugiro aos líderes dessas comunidades para anunciar uma hora antes e depois da conexão destinada a socialização e a troca de abraços e bebidas.

O véu que estava entre o santo e o Santo dos Santos é chamado פָּרֹכֶת e o valor numérico é 700. Isso indica que, a fim de entrar no Santo dos Santos precisamos de conexão completa com as sete Sefirot de Malchut e Zeir Anpin (Chessed, Geburah, Tiferet, Netzach, Hod e Yessod).

Levítico 4:6

“וְטָבַל הַכֹּהֵן אֶת – אֶצְבָּעוֹ, בַּדָּם; וְהִזָּה מִן – הַדָּם שֶׁבַע פְּעָמִים , לִפְנֵי יְהוָה, אֶת – פְּנֵי, פָּרֹכֶת הַקֹּדֶשׁ”

“E o sacerdote molhará o dedo no sangue, espargirá o sangue sete vezes perante YHVH, em frente ao véu ( פָּרֹכֶת ) do santuário”

Há profundos segredos neste verso e a explicação é longa. Estou incluindo-o para a maior conexão espiritual com o “véu”, פָּרֹכֶת do Santo dos Santos.

{||}