Daily Zohar 1380

Daily Zohar 1380
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Holy Zohar text. Daily Zohar -1380
Hebrew translation:

Hebrew

Pinchas 854-855

Êxodo 31:16

“וְשָׁמְרוּ בְנֵי – יִשְׂרָאֵל, אֶת – הַשַּׁבָּת, לַעֲשׂוֹת אֶת – הַשַּׁבָּת לְדֹרֹתָם, בְּרִית עוֹלָם”

“Pelo que os filhos de Israel deverão guardar o Shabbat, para observar o Shabbat nas suas gerações por aliança perpétua.”

O décimo preceito especial é o Shabbat. A Shechiná é chamada Shabbat do ponto de vista das três ‘coroas’ superiores, Keter, Chochmah e Binah. Elas são representadas pela primeira letra da palavra ש שבת Shabbat. As outras duas letras significa בת, “filha”. A Shechiná é filha de três superiores. Keter é a fonte de luz, Chochmah é o pai e Binah é a mãe.

Salmos 89:3

“כִּי – אָמַרְתִּי – עוֹלָם, חֶסֶד יִבָּנֶה; שָׁמַיִם, תָּכִן אֱמוּנָתְךָ בָהֶם”

“Por isso eu disse: ‘Pois o mundo em misericórdia (Chessed) será construído, nos céus você de estabelece a sua fidelidade’”

O processo de trabalho nesta palavra começa com a sefirá de Chessed. As seis Sefirot de Chessed até Yessod são representadas por seis dias da semana. Shabbat é Malchut e o lugar onde recebemos a luz que ‘adquirimos’ durante o processo de trabalho. Considerando que as três Sefirot superiores não são parte do processo de correção elas estão em estado de repouso. Isso significa que não há tempo e espaço. No Shabbat, chegamos a um ponto no ciclo semanal que nos dá oportunidade de tocar na luz superior. É alcançado por ‘descanso’ do trabalho que fazemos durante a semana. Dando uma olhada rápida no livro de orações para o Shabbat revelado que a palavra descanso מנוחה aparece muitas vezes.

O Zohar é uma conexão pura para as três Sefirot superiores e o Shabbat é o melhor momento para ler e estudar o Zohar. Os cabalistas dizem que um minuto no Shabbat vale mil vezes mais do que durante a semana. Devemos lembrar que a luz que recebemos é com base no tamanho e pureza do vaso foi construído durante a semana, por isso temos que estudar Zohar todos os dias e dobrar o estudo no Shabbat.

O décimo primeiro preceito especial são as orações da manhã, tarde e noite. Há canais criados pelos três patriarcas, Abraão, Isaac e Jacob. As palavras de oração que nós pronunciamos da nossa boca fazem a conexão entre os níveis superiores e inferiores. Boca, פה, é numericamente 85, mesmo que מילה, “palavra” e “circuncisão”. Eles fazem conexão com o nível de Yessod onde homem e mulher se unem. Yessod é chamado חי, “vida”, numericamente 18. Temos 18 bênçãos na “Amida”, que é a oração de pé em silêncio. Repetimos três vezes por dia e fazemos uma conexão no nível superior, assim como um noivo é unificado com a noiva.

Provérbios 10:6 “בְּרָכוֹת, לְרֹאשׁ צַדִּיק”, “Bênçãos há sobre a cabeça dos justos”

A boca é o aspecto de Malchut e a língua é o aspecto da Yessod. Cada palavra que dizemos é uma unificação da luz (pensamento) e vaso (palavra). O Santo Ari nos ensina que cada palavra que pronunciamos da nossa boca cria um anjo com poder de manifestar a palavra. Se for negativa que poderia nos prejudicar, mas se é sagrada como palavras de orações e Zohar, então ela pode apoiar e elevar-nos.

 

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf