Daily Zohar 1391

Daily Zohar 1391
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Holy Zohar text. Daily Zohar -1391
Hebrew translation:

Hebrew

 

Pinchas 882-884

No sétimo mês, chegamos a Rosh Hashaná e há uma instrução especial sobre as ofertas nesse dia.

Números 29:2

“וַעֲשִׂיתֶם עֹלָה לְרֵיחַ נִיחֹחַ, לַיהוָה”

“E você deve fazer uma oferta queimada, de cheiro agradável a YHVH

A palavra aqui é diferente ‘וַעֲשִׂיתֶם’, ‘e você deve fazer’. O Zohar revela que naquele dia Isaac pediu a Esaú para sair para caçada e fazer-lhe uma comida deliciosa para que ele pudesse abençoá-lo.

Gênesis 27:4

“וַעֲשֵׂה – לִי מַטְעַמִּים כַּאֲשֶׁר אָהַבְתִּי, וְהָבִיאָה לִּי – וְאֹכֵלָה: בַּעֲבוּר תְּבָרֶכְךָ נַפְשִׁי, בְּטֶרֶם אָמוּת.”

“E preparar um prato saboroso para mim como eu gosto, e trazer-me para que eu coma, para que a minha alma te abençoe antes que eu morra”

Isaac enviar Esaú é o aspecto de deixar o promotor ir ‘caça’ das ações impuras das pessoas e prepará-los para a acusação. Isaac é o aspecto da coluna da esquerda e deu permissão para o outro lado trazer as impurezas do povo perante o tribunal superior. O comentário de Sullam explica que as três Sefirot superiores de da coluna da esquerda são liberadas para o outro lado despertar julgamentos.

Jacob, com a sua pureza, ficou para trás e preparou o alimento que é a oração e o sopro Shofar que revelam o aspecto da misericórdia. Com o Shofar soprando o poder do lado esquerdo sobre a parte superior das três Sefirot é reduzido e eles se confundem. Quando isso acontece, a boa comida que Jacob traz consigo com o poder da Misericórdia assume o julgamento da esquerda.

As orações e o sopro do Shofar em Rosh Hashaná são ferramentas importantes que elevam a parte superior e se tornam o aroma agradável diante de YHVH e transformam o julgamento em misericórdia.

É melhor fazer “comida” de misericórdia durante o ano, assim, quando chegamos a Rosh Hashaná, o outro lado não pode encontrar nossas impurezas e liberar julgamento sobre nós. Como não podemos dizer com certeza que não magoamos os outros, sem saber, devemos fazer a nossa melhor “comida” em Rosh Hashaná.

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf