Daily Zohar 1412

Daily Zohar 1412

Holy Zohar text. Daily Zohar -1412
Hebrew translation:

Hebrew

Êxodo 20:12

“כַּבֵּד אֶת – אָבִיךָ , וְאֶת – אִמֶּךָ – לְמַעַן , יַאֲרִכוּן יָמֶיךָ , עַל הָאֲדָמָה , אֲשֶׁר – יְהוָה אֱלֹהֶיךָ נֹתֵן לָךְ.”

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que YHVH teu Elohim te dá”

Os dias é o aspecto da luz, o que significa luz “longos dias” das três sefirot superiores que são consideradas como muito tempo. ‘Sobre a terra’ é o aspecto da vida neste mundo.

O Ari explica que, mesmo se o pai e a mãe não são dignos de qualquer respeito (pessoas negativas, até mesmo assassinos etc …), nos é necessário honrá-los por uma razão simples. Eles são a causa da nossa existência e a luz chega até nós através deles. Estamos conectados por um cordão umbilical espiritual. Quando não respeitamos os nossos pais não podemos revelar luz em nossa vida. O Santo Ari acrescenta que devemos respeitar os nossos irmãos e irmãs mais velhos, porque eles vieram ao mundo antes de nós e o canal de luz de nossos pais vem através deles para nós.

Rabi Shimon nos diz que obedecer este mandamento também o aspecto de honrar YHVH e ajuda a Shechiná no exílio para se levantar. Aqueles que fazem isso vão se beneficiar da luz, como diz em 1 Samuel 2:30
“לָכֵן, נְאֻם-יְהוָה אֱלֹהֵי יִשְׂרָאֵל, אָמוֹר אָמַרְתִּי, בֵּיתְךָ וּבֵית אָבִיךָ יִתְהַלְּכוּ לְפָנַי עַד-עוֹלָם; וְעַתָּה נְאֻם-יְהוָה חָלִילָה לִּי, כִּי-מְכַבְּדַי אֲכַבֵּד וּבֹזַי יֵקָלּוּ”

“Portanto, YHVH, o Elohim de Israel, diz: ‘Eu prometi que a tua casa e a casa de teu pai faria ministro diante de mim para sempre.’ Mas agora YHVH declara: ‘Longe esteja de mim! Aqueles que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão tratados com desprezo…’.”

Êxodo 24:16

” וַיִּשְׁכֹּן כְּבוֹד – יְהוָה עַל – הַר סִינַי “

“E a glória de YHVH repousou sobre o monte Sinai, “

Glória é traduzida da palavra hebraica כבוד que é o mesmo que “honra”. O valor numérico é 32, mesmo que o ‘coração’ ‘לב’, as duas letras que começam e terminam a Torah.

Êxodo 16:7 ” וּבֹקֶר , וּרְאִיתֶם אֶת – כְּבוֹד יְהוָה ” “e, pela manhã, vereis a glória de YHVH

Jeremias 13:16

תְּנוּ לַיהוָה אֱלֹהֵיכֶם כָּבוֹד בְּטֶרֶם יַחְשִׁךְ, וּבְטֶרֶם יִתְנַגְּפוּ רַגְלֵיכֶם עַל-הָרֵי נָשֶׁף; וְקִוִּיתֶם לְאוֹר וְשָׂמָהּ לְצַלְמָוֶת, ישית (וְשִׁית) לַעֲרָפֶל

“Dá glória (honra) para YHVH, teu Elohim, antes que ele traga trevas, antes que tropecem vossos pés nas montanhas crepusculares, e enquanto você procura pela luz, ele a transforma em tristeza e a torna escuridão profunda.”

Acenda a luz em suas vidas e dê honra a seus pais, a Torah, o Zohar e todos os canais de luz em suas vidas. Com esta ação simples que pode aumentar o fluxo de luz dos níveis superiores para nós mesmos e para o mundo.

Hoje é Tu Bishvat, ou seja, o XV de Shevat. Ele é a cabeça do ano para a árvore, que é a Árvore da Vida.

Tu Bishvat é também a cabeça do ano para dar o dízimo. Dar o dízimo é outro aspecto de dar honra aos canais de luz em sua vida. Honrem seus pais e lhes deem uma chamada hoje. Honrem a luz em sua vida e compartilhe o dízimo com todos os canais de luz em sua vida.

Chag Sameach