Daily Zohar 1421

Daily Zohar 1421

Holy Zohar text. Daily Zohar -1421
Hebrew translation:

הַנִּשְׁקָפָה – כְּשֶׁמִּתְחַבְּרִים שְׁנֵיהֶם כְּאֶחָד. כְּמוֹ שָׁחַר – כְּשֶׁרוֹצֶה הַשַּׁחַר לְהָאִיר, וְאַחַר כָּךְ נָאוֹר כַּלְּבָנָה, כְּשֶׁמַּכֶּה (כְּשֶׁכּוֹנֵס) בּוֹ אוֹר הַשֶּׁמֶשׁ. וְאַחַר כָּךְ כַּשֶּׁמֶשׁ, כְּשֶׁעוֹמֶדֶת הַלְּבָנָה בִּשְׁלֵמוּת. אֲיֻמָּה – תַּקִּיפָה לְהָגֵן עַל הַכֹּל, שֶׁהֲרֵי אָז יֵשׁ לָהּ שְׁלֵמוּת וְתֹקֶף לַעֲשׂוֹת חַיִל. וְלוֹקַחַת חַיִל מֵהָעוֹלָם הָעֶלְיוֹן עַל יְדֵי יַעֲקֹב הַשָּׁלֵם, שֶׁחִבֵּר אוֹתָם כְּאֶחָד. חִבֵּר אוֹתָם כְּאֶחָד לְמַעְלָה, וְחִבֵּר אוֹתָם כְּאֶחָד לְמַטָּה, וּמִשָּׁם יָצְאוּ שְׁנֵים עָשָׂר שְׁבָטִים קְדוֹשִׁים כְּמוֹ שֶׁלְּמַעְלָה. יַעֲקֹב שֶׁהָיָה שָׁלֵם הִכְנִיס אַהֲבָה בִּשְׁנֵי עוֹלָמוֹת, כְּמוֹ שֶׁבֵּאַרְנוּ. שְׁאָר בְּנֵי אָדָם שֶׁעוֹשִׂים, כָּךְ מְגַלִּים עֲרָיוֹת לְמַעְלָה וּלְמַטָּה, גּוֹרְמִים יְרִיבוּת בִּשְׁנֵי עוֹלָמוֹת וְגוֹרְמִים פֵּרוּד. זֶהוּ שֶׁכָּתוּב (ויקרא יח) וְאִשָּׁה אֶל אֲחֹתָהּ לֹא תִקָּח לִצְרֹ”ר, שֶׁנַּעֲשׂוֹת יְרִיבוֹת זוֹ לָזוֹ. וְאִם תֹּאמַר, (בראשית ל) וַתְּקַנֵּא רָחֵל בַּאֲחוֹתָהּ – כָּךְ הוּא וַדַּאי. שֶׁהֲרֵי כָּל תְּשׁוּקַת הָעוֹלָם הַתַּחְתּוֹן אֵינָהּ אֶלָּא כְּדֵי לִהְיוֹת כְּמוֹ הָעוֹלָם הָעֶלְיוֹן וְלִירַשׁ מְקוֹמוֹ. בְּמָקוֹם אַחֵר קִנְאַת סוֹפְרִים תַּרְבֶּה חָכְמָה, וְכָאן קִנְאַת סוֹפְרִים, מִשּׁוּם שֶׁיֵּשׁ סֵפֶר וְסֵפֶר, מַגְדִּילִים מְשִׁיכַת הַחָכְמָה (הָעֶלְיוֹנָה) אֲלֵיהֶם. (וְעַל זֶה יַעֲקֹב הִשְׁלִים כוּ’).

 

Zohar Terumah

Continuação do ZD anterior

A palavra “Terumah”, תרומה , significa “contribuição”, como o Zohar explica ela é construída a partir da palavra que significa תרומ elevação e a letra ה que é o aspecto da ה de Malchut.

O simples objetivo da contribuição é para o povo apoiar a construção do Santo Tabernáculo. Obviamente, HaShem poderia ter criado o Tabernáculo por si mesmo e deixar que as pessoas irem lá para adorá-lo, mas como estudamos no ZD anterior, Hashem nos ama.

Ele criou o sistema da árvore da vida, que são as Dez Sefirot com “cabeça” que são as três Sefirot superiores Keter, Chochmah e Binah e o “corpo” que é o aspecto da parte inferior das sete Sefirot Chessed, Geburah, Tiferet, Netzach, Hod, Yessod e Malchut.

O sistema espiritual foi construído para nos permitir o processo de adquirir a luz. Nossos desejos e esforços no nível mais baixo de Malchut afeta a “árvore” e abre canais inteiros de Luz para o mundo.

Se HaShem nos desse o Santo Tabernáculo sem a nossa participação, então, não seriamos capazes de adquirir a luz que vem através dele.

Êxodo 25:2

” דַּבֵּר אֶל – בְּנֵי יִשְׂרָאֵל , וְיִקְחוּ – לִי תְּרוּמָה : מֵאֵת כָּל – אִישׁ אֲשֶׁר יִדְּבֶנּוּ לִבּוֹ , תִּקְחוּ אֶת – תְּרוּמָתִי “

“Fala aos filhos de Israel, que eles tomem para mim uma contribuição. De todo o homem cujo coração o move, você deve receber a contribuição para mim.”

HaShem não força a conexão em todos. Ele especificou para aceitar contribuições somente daqueles com o coração aberto para dar. O “coração aberto” é um estado de consciência e o da contribuição é o esforço que cria o vaso. Com esta combinação, a luz pode fluir para o vaso. O termo de “Pão da Vergonha” é um elemento fundamental no estudo da Cabalá. Seu significado é que devemos adquirir tudo neste mundo. Se nós nos beneficiamos de algo sem adquiri-lo, em seguida, ele acrescenta o nosso “pão da vergonha” e nós vamos ter que corrigi-lo, mais cedo ou mais tarde.

Devemos dar de volta a quem ajuda, suporta e nos ensina. Nós não pedimos doações para apoiar os projetos do Zohar Diário porque uma pessoa deve compreender o valor abrir seu coração antes de fazer a contribuição. Só então ele vai beneficiá-lo.

Conectar com o amor e a luz do Criador requer coração aberto e esforços. Faça contribuições onde você deseja que a luz apoie você.