Daily Zohar 1434

Daily Zohar 1434

Holy Zohar text. Daily Zohar -1434
Hebrew translation:

6. פָּתַח הָרוֹעֶה הַנֶּאֱמָן, מִצְוָה אַחַר זוֹ לְקַדֵּשׁ אֶת הַחֹדֶשׁ, מִשּׁוּם שֶׁהַכַּלָּה הַקְּדוֹשָׁה הִיא כַּלָּה שֶׁמִּתְקַדֶּשֶׁת עַל פִּי בֵּית דִּין, שֶׁהוּא גְבוּרָה, מִשּׁוּם שֶׁשָּׁם לְוִיִּם, שֶׁנֶּאֱמַר בָּהֶם וְקִדַּשְׁתָּ אֶת הַלְוִיִּם. וְאַחַר שֶׁנִּרְאֵית הַלְּבָנָה שֶׁיֵּאוֹתוּ לְאוֹרָהּ, מְבָרֵךְ עָלֶיהָ: בָּרוּךְ אַתָּה יְיָ אֱלֹהֵינוּ מֶלֶךְ הָעוֹלָם, אֲשֶׁר בְּמַאֲמָרוֹ בָּרָא שְׁחָקִים, וּבְרוּחַ פִּיו כָּל צְבָאָם. וּבְמִי מִתְקַדֶּשֶׁת וּמִתְבָּרֶכֶת? בְּתִפְאֶרֶת, מִשּׁוּם שֶׁהִיא עֲטֶרֶת תִּפְאֶרֶת לַעֲמוּסֵי בָטֶן. (עד כאן רעיא מהימנא) 7. רַבִּי יוֹסֵי וְרַבִּי חִיָּיא הָיוּ הוֹלְכִים בַּדֶּרֶךְ. עַד שֶׁהָיוּ הוֹלְכִים יָרַד הַלַּיְלָה. יָשְׁבוּ. עַד שֶׁהָיוּ יוֹשְׁבִים הִתְחִיל הַבֹּקֶר לְהָאִיר. (אָמְרוּ, נָקוּם וְנֵלֵךְ) קָמוּ וְהָלְכוּ. אָמַר רַבִּי חִיָּיא, רְאֵה אֶת פְּנֵי הַמִּזְרָח שֶׁמְּאִירִים. עַכְשָׁו כָּל אוֹתָם בְּנֵי הַמִּזְרָח שֶׁל הָרֵי הָאוֹר מִשְׁתַּחֲוִים לָאוֹר הַזֶּה שֶׁמֵּאִיר בִּמְקוֹם הַשֶּׁמֶשׁ טֶרֶם שֶׁיָּצָא וְעוֹבְדִים אוֹתוֹ, שֶׁהֲרֵי כֵּיוָן שֶׁיּוֹצֵא הַשֶּׁמֶשׁ, כַּמָּה הֵם שֶׁעוֹבְדִים לַשֶּׁמֶשׁ. וְאֵלֶּה הֵם שֶׁעוֹבְדִים לָאוֹר הַזֶּה, וְקוֹרְאִים לָאוֹר הַזֶּה: אֱלֹהֵי הַמַּרְגָּלִית הַמְּאִירָה. וּשְׁבוּעָתָם הִיא בֵּאלֹ”הַּ הַמַּרְגָּלִית הַמְּאִירָה.

 

Zohar Ki Tisa

Êxodo 30:13

” זֶה יִתְּנוּ , כָּל – הָעֹבֵר עַל – הַפְּקֻדִים – מַחֲצִית הַשֶּׁקֶל , בְּשֶׁקֶל הַקֹּדֶשׁ : עֶשְׂרִים גֵּרָה , הַשֶּׁקֶל – מַחֲצִית הַשֶּׁקֶל , תְּרוּמָה לַיהוָה “

“Cada um que é numerado no censo dará isto: metade de um shekel, segundo o shekel do santuário ( um shekel é de vinte gerot), metade de um shekel como uma oferenda a YHVH

Maimônides escreve (Leis de Shekalim 1:5 ) que o meio shekel mencionado na Torah é igual a 160 grãos de cevada. Em medições de corrente, seria aproximadamente de oito a nove gramas de prata.

A maioria dos rabinos estimam meio shekel como 10 gramas de prata, porque vai em paralelo com o valor total de um shekel que é de 20 gerot.

14 ” כֹּל , הָעֹבֵר עַל – הַפְּקֻדִים , מִבֶּן עֶשְׂרִים שָׁנָה , וָמָעְלָה – יִתֵּן , תְּרוּמַת יְהוָה “

“Todos os que são registrados, com mais de 20 anos de idade, são para dar, contribuição de YHVH

A contagem de cabeça usando a metade de um shekel era apenas sobre aqueles que são mais velhos do que 20 anos. A razão para isso é que 20 representam ciclo completo de 10 Sefirot descendo e subindo para a revelação plena de luz em Malchut. Este versículo também diz que “a contribuição de YHVH” e ​​não contribuição _para_ YHVH.

15 : ” הֶעָשִׁיר לֹא – יַרְבֶּה , וְהַדַּל לֹא יַמְעִיט , מִמַּחֲצִית , הַשָּׁקֶל – לָתֵת אֶת – תְּרוּמַת יְהוָה , לְכַפֵּר עַל – נַפְשֹׁתֵיכֶם . “

“Os ricos não pagam mais e os pobres não devem pagar menos do que o meio shekel, quando você dá a contribuição de YHVH, para fazer expiação pelas vossas almas”

Porque dar a Metade de um Shekel está relacionada à conexão espiritual pura; é todo mundo igual. É sobre a conexão da alma com a fonte de Luz.

16 : ” . וְלָקַחְתָּ אֶת – כֶּסֶף הַכִּפֻּרִים , מֵאֵת בְּנֵי יִשְׂרָאֵל , וְנָתַתָּ אֹתוֹ , עַל – עֲבֹדַת אֹהֶל מוֹעֵד ; וְהָיָה לִבְנֵי יִשְׂרָאֵל לְזִכָּרוֹן לִפְנֵי יְהוָה , לְכַפֵּר עַל – נַפְשֹׁתֵיכֶם “

” Você deve receber o dinheiro da expiação do povo de Israel e deve dar-lhe para o serviço da tenda do encontro (Santo Tabernáculo), que pode trazer o povo de Israel à memória diante de YHVH, para fazer expiação pelas vossas almas.”

A palavra hebraica para “dinheiro” é כסף numericamente 160, e também significa “prata” . Aprendemos anteriormente que o meio shekel tem o peso de 160 grãos de cevada. Um shekel tem o peso de prata de 320 grãos de cevada. O Zohar nos ensina que o crescimento da cevada no mundo está diretamente sob o controle de YHVH e não de qualquer anjo ou ministro. 320 representar o mundo após o fim do Tikkun. Somos capazes de corrigir apenas 288 centelhas de luz e o 10º é de 32 faíscas que serão feitas por YHVH para concluir o processo depois da revelação do Mashiach. 32 é o aspecto da criação e toda a Torah.

A palavra shekel שקל é numericamente igual a 430 para “alma” נפש. Isso também significa “peso”. Ele revela a conexão direta entre a redenção da alma e o shekel.

A palavra para “metade” é מחצית halfashekel e revela muitos segredos relacionados.

A letra do meio צ , numericamente 90 é o aspecto da Yessod que fornece para nós a porta para o mundo superior. As letras em verde à direita e à esquerda do צ Yessod forma a palavra חי , ‘Vida’, numericamente 18 (1 +8 = 9). A primeira e a última letras estão longe de Yessod e soletrar מת , “morto”.

Quando damos meio shekel conectamos nosso nível inferior ao nível superior e recebemos a energia da vida. A segunda metade do shekel tem o maior “peso” porque é o que faz nossas almas completas. Essa é a “contribuição de YHVH“, que é a conexão com as de três Sefirot superiores.

Damos meio shekel na véspera de Purim, antes da leitura da rolagem de Ester. É nessa leitura que descobrimos que Haman deu ao rei 10.000 talentos de prata para matar os judeus. Ele usou a palavra ‘prata’ כסף e “peso” אשקול (Ester 3:9). Queremos fazer nossa conexão antes da leitura para eliminar todos os aspectos de ‘Haman’ de trazer negatividade em nós.

Como é que fazemos a conexão de meio shekel?

Nós usamos moedas de prata para nos conectar à coluna da direita Chessed. (sem ouro porque é o aspecto da coluna da esquerda, Gevurah. Sem dinheiro em notas também). Nós usamos apenas a mão direita.

Tomamos as três moedas e as levamos acima da cabeça ou pelo menos acima do nível dos olhos.

A consciência é “lembrar” a metade de um shekel na Torah e para elevar a nossa alma a partir do nível mais baixo para a sua raiz no nível espiritual.

Três elevações para conectar Chessed, Geburah e Tiferet a Chochmah, Binah e Da’at através de Chessed da mão direita. Quando Da’at é nomeada como uma das três Sefirot superiores então sabemos que temos um estado de maior conexão e fluxo de luz para o nível mais baixo.

O dinheiro que foi coletado através da doação de meio shekel foi usado no Templo Sagrado para comprar os animais para os sacrifícios que beneficiaram o povo com a luz de limpeza. Pela mesma razão, o dinheiro que é dado por meio da conexão shekel deve ser usado apenas para expandir a luz para beneficiar as pessoas e o mundo.

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf