Daily Zohar 1438

Daily Zohar 1438

Holy Zohar text. Daily Zohar -1438
Hebrew translation:

Hebrew

 

Zohar Vayakhel

Eu escrevi e publiquei este artigo anteriormente em RabbiShimon.com sob título diferente

A vida não é um jardim de rosas! É isso? Alguns podem dizer que sim, alguns podem dizer que não. Eles estão certos.

Se o seu nariz pode sentir o cheiro agradável e seus olhos podem ver a beleza, você tem sorte. Ou talvez não … Se você quer ter essa beleza, toque e segure-o perto de você, então prepare-se para se machucar.

O Volume 1 Capítulo 1 Zohar fala sobre a Rosa em referência a Cântico dos Cânticos 2:1,2 ” אֲנִי חֲבַצֶּלֶת הַשָּׁרוֹן , שׁוֹשַׁנַּת הָעֲמָקִים “, “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.” ” כְּשׁוֹשַׁנָּה בֵּין הַחוֹחִים , כֵּן רַעְיָתִי בֵּין הַבָּנוֹת ” “Como a rosa entre os espinhos”. Rabino Chizkiyah discute isso e diz que, como a Rosa é branca e vermelho, por isso é a comunidade de Israel. A Malchut, tem Merci (branco) e Julgamento (vermelho).

O Zohar explica que quando a Torah se refere à nação, isso significa a multidão misturada, (ערב – רב ). Quando a nação veio a Arão (Êxodo 32:1, na porção anterior) diz-se “וַיִּקָּהֵל הָעָם עַל – אַהֲרֹן , וַיֹּאמְרוּ אֵלָיו קוּם עֲשֵׂה – לָנוּ אֱלֹהִים אֲשֶׁר יֵלְכוּ לְפָנֵינוּ “, “o povo se ajuntou a Aarão, e lhe disse: ‘Eleve-nos , faça-nos um deus que vá adiante de nós; “. Esse foi o princípio do pecado do Bezerro de Ouro.

Três capítulos mais tarde, no início da Porção (Êxodo 35:1 ) a Torah usa a mesma palavra para iniciar o processo de limpeza. ” וַיַּקְהֵל ” tem as mesmas letras e o mesmo valor numérico de 151, o que é igual a ” מקוה “, “Mikveh”, a piscina de ritual para a purificação espiritual. Vivemos em um mundo paradoxal, onde o bem e o mal coexistem ao mesmo tempo. ” ויקהל ” é usado para atrair a maior negatividade da idolatria e do desejo para si mesmo e também para o poder do Shabbat. O Mitzvah (preceito) do Shabbat está no segundo verso, após a coleta da congregação de Israel por intermédio de Moisés.

Por que esse grande pecado aconteceu? Poderia ter sido evitado? Gostaríamos de pensar que “Sim, claro”.

Como eles poderiam estar tão perto da Luz, ver milagres diariamente e ainda se voltam para os ídolos? Também como é que Arão ajudou eles a  construir-lo e fazer o evento como um “feriado para HaShem”? (Êxodo 32:5 ).

Os israelitas atravessam o ciclo do bem e do mal. Toda vez que eles chegaram perto de uma grande revelação da luz, um pecado ocorreu. É como se você não pudesse ficar mais perto da luz sem ter sangue em sua mão. Esta Rosa (Malchut) tira muito sangue de nós.

Após Moisés ter descido a montanha e ter visto a nação com o bezerro de ouro, ele destruiu, queimando-a ao pó que ele espalhou sobre a água e deu aos israelitas para beber (Êxodo 32:20). Ele transformou a negatividade em positividade para aqueles que não participaram do pecado.

Em 32:26-29 ele diz aos levitas para passar pelo acampamento e matar seus irmãos, amigos e parentes e então eles iriam receber bênçãos.

Todos os sacrifícios feitos pelos sacerdotes envolveram abate e sangue. Quando sangue é derramado, ele libera a alma que estava no sangue.” כִּי הַדָּם , הוּא הַנָּפֶשׁ ” (Deuteronômio 12:20-29). Isto é o que cria uma conexão com a luz. O sangue quando se circula pelo corpo, mantém a alma e nos mantém vivos. Este é o nível de Malchut. O sangue tem o valor numérico de 44 (12 +32) e com a Kolel (adicionando 1 para o todo) é de 45 , אדם , Adão, o homem. Além disso, o mesmo que o valor da gematria para o nome de HaShem que representa ZeirAnpin, יוד – הא – ואו – הא, a luz.

Quando a nação fez o bezerro de ouro, HaShem disse a Moisés para sair, uma vez que estavam pecando. Por que HaShem não disse a Moisés para ir antes que eles caíssem na negatividade? HaShem não sabia disso?

A partir disso, entendemos que há um processo que devemos seguir para alcançar a revelação suprema de luz.

O sofrimento é parte dele. Os três principais pecados na história do mundo são o pecado de Adão e Eva que não puderam esperar seis horas para o Shabbat. Depois, aqui a nação não podia esperar mais seis horas para Moisés descer a montanha e o terceiro é o pecado dos 12 espias, que na minha humilde opinião, se seis deles falassem a verdade a respeito da terra, o terrível resultado de 40 anos no deserto e morte de toda a geração que saiu do Egito poderia ter sido evitado.

Está tudo relacionado com os seis dias da criação e ecoa através das gerações para os nossos tempos (o sexto milênio).

Os três seis (666) que está relacionado com os pecados também estão relacionados com a redenção final. No livro Divine Calendar ( http://DivineCalendar.com ), Esdras (Jeff) Meiliken nos revela os segredos mais profundos do número 666 e sua conexão com a redenção final.

Lembre-se que antes de sermos capazes de desfrutar de nossa casa, precisamos ser donos dela. Para isso, precisamos de pagar o preço integral. Só então podemos sentar e relaxar.

Em cada dor que você passar na vida, em cada lágrima que você derramar, abra seu coração para HaShem e diga: “Eu não estou reclamando, estou pagando” ….

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf