Daily Zohar 1440

Daily Zohar 1440

Holy Zohar text. Daily Zohar -1440
Hebrew translation:

Hebrew

 

Zohar Vayakhel

Êxodo 35:1

” וַיַּקְהֵל מֹשֶׁה , אֶת – כָּל – עֲדַת בְּנֵי יִשְׂרָאֵל – וַיֹּאמֶר אֲלֵהֶם : אֵלֶּה , הַדְּבָרִים , אֲשֶׁר – צִוָּה יְהוָה , לַעֲשֹׂת אֹתָם . “

“E Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel e disse -lhes: “Estas são as coisas que YHWH ordenou que vocês façam.”

O Santo Ari nos revela que Moisés era o aspecto de Yessod de Chochmah. Os israelitas tinham o mesmo aspecto e quando Moisés os ‘ajunto’, ele queria trazê-los de volta às suas raízes e, através dele obter de volta as centelhas de santidade que eles perderam quando eles participaram do pecado do Bezerro de Ouro.

Moisés lhes recorda o “mandamento” de manter o Shabbat porque revela a luz de Binah.

Gênesis 2:03

” וַיְבָרֶךְ אֱלֹהִים אֶת – יוֹם הַשְּׁבִיעִי , וַיְקַדֵּשׁ אֹתוֹ : כִּי בוֹ שָׁבַת מִכָּל – מְלַאכְתּוֹ , אֲשֶׁר – בָּרָא אֱלֹהִים לַעֲשׂוֹת “

“E abençoou Elokim o dia sétimo, e o santificou; porque nele ele descansou de toda a obra que Elokim tinha preparado para fazer.”

O Shabbat foi abençoado e santificado para tornar-se santo diante de HaShem ‘largou’ o mundo em nossas mãos com as palavras ‘que Elokim tinha preparado para fazer’.

Os seis dias é o aspecto do trabalho e do processo de Tikkun. Ele não existia antes do primeiro Shabbat.

Quando guardamos o Shabat descansamos do processo de Tikkun e somos capazes de nos conectar à bênção que HaShem deu no Shabbat. Existem diferentes níveis de observância do Shabbat e os mais importantes são os de evitar começar coisas novas, de não comprar coisas novas e não acender fogo no Shabbat.

Iniciar, produzir ou comprar coisas novas ativa o processo de Tikkun e nos desconecta da bênção do Shabat.

O fogo tem o poder de transformar elementos de um estado para outro criando novo estado de existência. Se o fogo não estava acesso antes do Shabbat com o plano exato sobre como usá-lo, então ele não deve ser feito.

Outro aspecto importante de guardar o Shabbat é evitar discussão e, sobretudo, evitar a raiva. É como colocar o corpo e alma no fogo e ele criar mudança negativa no corpo e na alma.

Para conectar-se a bênção do Shabbat no nível de Binah, precisamos ouvir a Torah e estudar Zohar.

Depois de lembrar as pessoas sobre a conexão Shabbat Moisés pediu às pessoas para contribuirem para a construção do Tabernáculo. Ele deu ao povo uma oportunidade para se conectar a Santidade que HaShem trouxe para o mundo.

Contribuir e apoiar canais de Luz abre e traz luz para nossas vidas.

Moisés não ‘ajuntou’ as pessoas em um local, ele os conectou de volta à Luz que eles perderam.

A lição para nós é que, mesmo se nós falhamos no caminho da luz e fizemos o nosso Tikkun mais difícil, podemos sempre voltar para a luz para suporte e renovação.

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf