Pinchas 653-655

Isaías 54:7 “בְּרֶגַע קָטֹן , עֲזַבְתִּיךְ ; וּבְרַחֲמִים גְּדֹלִים , אֲקַבְּצֵךְ”

“Por um breve momento, abandonei você, mas com grande compaixão que eu te reunirei.”

Na redenção final a compaixão do Criador será revelada no mundo e toda a klipot que envolve a Shichina em Malchut vai quebrar.

Uma pedra é das três pedras Segolta das Cantilenas

Segolta

Segolta é uma das Cantilenas da Torah que são utilizadas pelo leitor ao entoar os versos da Torah.

י – teamin (Cantilena), Chokmah , Atziltut (emanação)

ה – Nekudot (Vogais) , Binah , B’reah (Criação)

ו – Tagim (Tags no topo das letras) , Zeir Anpin , Yetzirah (Formação)

ה – Otiyot (Letras) , Malchut, Asiah (Ação)

Cada ponto (pedra) tem o valor numérico de 10 como a letra י Yod.

Ezequiel 1:1 “וַיְהִי בִּשְׁלֹשִׁים שָׁנָה , בָּרְבִיעִי בַּחֲמִשָּׁה לַחֹדֶשׁ , וַאֲנִי בְתוֹךְ – הַגּוֹלָה , עַל – נְהַר – כְּבָר ; נִפְתְּחוּ , הַשָּׁמַיִם , וָאֶרְאֶה , מַרְאוֹת אֱלֹהִים.”

“No trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, estando eu no meio dos exilados junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Adonay.”

O Zohar revela que o trigésimo ano é o aspecto dos três Yods ייי da Segolta . O ‘quarto’ mês é o aspecto de Netzach, a quarta Sefirah e uma quarta pedra. O dia ‘quinto’ é uma quinta pedra e Hod.

1 Samuel 17:40

“וַיִּקַּח מַקְלוֹ בְּיָדוֹ , וַיִּבְחַר – לוֹ חֲמִשָּׁה חַלֻּקֵי – אֲבָנִים מִן – הַנַּחַל וַיָּשֶׂם אֹתָם בִּכְלִי הָרֹעִים אֲשֶׁר – לוֹ וּבַיַּלְקוּט – וְקַלְעוֹ בְיָדוֹ ; וַיִּגַּשׁ , אֶל – הַפְּלִשְׁתִּי”

“Em seguida, tomou o seu cajado na mão, e escolheu cinco pedras lisas do ribeiro e colocou-as na bolsa de pastor. Sua funda estava em sua mão, e ele aproximou-se do filisteu”

David (antes de ter sido rei) escolheu cinco pedras, mas usou apenas uma para matar Golias. David conhecia o processo espiritual e ele se conectou com as cinco Sefirot, de Chessed até Hod, através de Yessod que é o aspecto do ribeiro no versículo acima.

O Zohar explica que as cinco são contra as primeiras cinco palavras da oração Shemá que Malchut conecta com os níveis superiores.

Golias estava “transtornado” porque os israelitas “enviaram” um garoto lutar contra ele. Ele o amaldiçoou e prometeu dar a sua carne para os animais do campo. David não demonstrou qualquer medo e respondeu;

“Então Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada e com lança e com escudo, mas eu venho a ti em nome de YHVH dos Exércitos, o Elohim dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.

“Este dia YHVH te entregará na minha mão, e ferirei você e lhe derrubarei e cortarei sua cabeça. E eu darei os cadáveres do exército dos filisteus, no dia de hoje, para as aves do céu e às feras da terra, para que toda a terra saiba que há um Elohim em Israel”

“E que toda esta congregação saiba que YHVH não salva com espada e lança. Pois a batalha é de YHVH, e ele vos entregará na nossa mão.”

Em seguida, Davi ‘enviado’ וַיִּשְׁלַח ‘ a mão, tomou uma pedra e atirou-a em Golias na testa. Leia 1 Samuel 17:49 e Gênesis 22:10 para encontrar a ação similar de ‘enviar’ וַיִּשְׁלַח’ a mão para seguir e ser um canal da vontade de Adonay.

Nós todos sabemos esta história, mas quando lemos o que o Zohar nos revela aqui vemos que não se trata de um jovem pastor louco que era excelente no uso de sua funda, mas ele estava bem conectado com o sistema espiritual e sabia com certeza que na Luz poderia ganhar os inimigos de Adonay.

O Rei Davi salvou os israelitas de seu pior inimigo com sua confiança em YHVH. Da sua linhagem o Mashiach virá para salvar a todos nós. A batalha contra o lado negativo é difícil. Nossa força física e financeira não pode nos ajudar calamidade de câncer e acidentes econômicos. Nossa única proteção contra as forças negativas deste mundo é a nossa certeza em relação à Luz e o uso do Zohar.

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf