17 de Tamuz e os 21 dias até o 9 de Av / traduzido por Denis Schaefer
Acabamos de começar um período de três semanas que vai de 17 de Tamuz (Cancer) até 9 de Av (Leo). O nome vem do versículo de Lamentações 1:3, que diz “גָּלְתָה יְהוּדָה מֵעֹנִי, וּמֵרֹב עֲבֹדָה–הִיא יָשְׁבָה בַגּוֹיִם, לֹא מָצְאָה מָנוֹחַ; כָּל-רֹדְפֶיהָ הִשִּׂיגוּהָ, בֵּין הַמְּצָרִים” “Judá passou em cativeiro por causa da aflição, e por causa da grande servidão; ela habita entre os gentios, não acha descanso; todos os seus perseguidores a alcançam entre as suas dificuldades.”
Durante este período os elementos de julgamento (esquerda) são mais fortes que Chessed (Right). Além da destruição dos dois Templos Sagrados, a história é cheia de eventos negativos que aconteceram com os Israelitas. O mês de Tamuz (Cancer) é repleto de confusão e dúvidas nos caminhos de D’us. O pecado do bezerro dourado aconteceu em Tamuz e isso criou um evento cósmico que se repete todos os anos. O principal impacto acontece no nível entre nós e a Luz do Criador. As forças do lado negativo com a ajuda de Erev Rav tem maior capacidade de nos trazer o caos.
Em 9 de Av, ao fim das três semanas (21 dias), lemos o livro inteiro de Lamentações. É escrito especialmente pelas ordens especiais das 22 letras hebraicas para correção e para trazer a luz para que brilhe 7 dias após, no dia 15 de Av que conhecemos como o dia com o maior nível de unificação entre a luz e o receptor.
O remédio para superar a situação “todos seus perseguidores a alcançam dentro de seus estreitos” é uma conexão forte às fontes de luz que nos estão acessiveis. Começamos com o Zohar para nos ajudar a nos carregar com a energia de amar ao próximo. Especialmente durante esse período devemos evitar conflitos, porque a negatividade pode facilmente instalar uma chama incendiária em toda situação.
Até 9 de Av, devemos ser cuidadosos com toda ação que fizermos e evitarmos julgamentos o máximo possível. Começar de novo ou comprar coisas novas podem incluir mais quanto ao aspecto de julgamento, assim é melhor evitarmos comprar qualquer coisa a não ser que seja vital para nossas rotinas diárias, pessoais ou de negócios.
{||}