Zohar Diário nº 1216 – Construa seu escudo pessoal
Daily Zohar 1216
Daily Zohar 1216 Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Tradução hebraica:
411. אָמַר הָרוֹעֶה הַנֶּאֱמָן, וַדַּאי כָּךְ הוּא, שֶׁהַכָּבֵד הוּא מַדְרֵגָה שֶׁל עֵשָׂו. עֵשָׂו הוּא אֱדוֹם. הוּא כּוֹנֵס אֶת כָּל הַדָּמִים, בֵּין הַצְּלוּלִים בֵּין הָעֲכוּרִים. וְלֹא מַבְחִין בֵּין טוֹב לְרַע. לֹא עוֹשֶׂה הַבְדָּלָה בֵּינֵיהֶם. הַלֵּב הוּא יִשְׂרָאֵל, שֶׁמַּבְדִּיל בֵּין טוֹב לְרַע, בֵּין דָּם טָמֵא לְדָם טָהוֹר, וְלֹא לוֹקֵחַ אֶלָּא הַמְבֹרָר וְהַנָּקִי שֶׁל אוֹתוֹ דָּם, כְּבוֹרֵר אֹכֶל מִתּוֹךְ פְּסֹלֶת.
412. וְאַחַר שֶׁנּוֹטֵל הַלֵּב, שֶׁהוּא יַעֲקֹב, הַמְבֹרָר שֶׁבַּדָּמִים, שֶׁהוּא לְמַעְלָה, וְנִשְׁאָר כָּבֵד, שֶׁהוּא עֵשָׂו, עִם הַפְּסֹלֶת – הוּא כּוֹעֵס עָלָיו בַּמָּרָה, שֶׁהִיא גֵּיהִנָּם, שֶׁנִּבְרְאָה בַּיּוֹם הַשֵּׁנִי, מִיתַת הַגְּדוֹלִים, וְהִיא נְקֵבָה הָרָעָה, אֵשׁ זָרָה, עֲבוֹדָה קָשָׁה, עֲבוֹדָה זָרָה קוֹרְאִים לָהּ.
413. וּמִשּׁוּם שֶׁמִּמֶּנָּה מִתְעוֹרֵר כַּעַס לַכָּבֵד, פֵּרְשׁוּהָ חַכְמֵי הַמִּשְׁנָה, כָּל הַכּוֹעֵס כְּאִלּוּ עוֹבֵד עֲבוֹדָה זָרָה. וְלֹא עוֹד, אֶלָּא שֶׁאֵין שְׂרֵפָה וַחֲמִימוּת בְּכָל הַמַּחֲלוֹת שֶׁל אֶבְרֵי הַגּוּף אֶלָּא מִמָּרָה. שֶׁהִיא מַדְלִיקָה בְּשַׁלְהָבוֹת עַל הָעוֹרְקִים שֶׁל הַכָּבֵד וְרוֹצָה לִשְׂרֹף אֶת כָּל הַגּוּף. וְהִיא כְּדֻגְמַת הַיָּם כַּאֲשֶׁר הוּא כּוֹעֵס, שֶׁגַּלֵּי הַיָּם עוֹלִים עַד לָרָקִיעַ וְרוֹצִים לָצֵאת מִגְּבוּלָם לְשַׁבֵּר (לְהַחֲרִיב) הָעוֹלָם. אִם לֹא הַשְּׁכִינָה, שֶׁהִיא לַחוֹלֶה כַּחוֹל הַמַּקִּיף אֶת הַיָּם שֶׁלֹּא יוֹצֵא מִשְּׂפָתוֹ – אַף כָּךְ הַשְּׁכִינָה סוֹבֶבֶת לַגּוּף וְסוֹמֶכֶת אוֹתוֹ, כְּמוֹ שֶׁנֶּאֱמַר (תהלים מא) ה’ יִסְעָדֶנּוּ עַל עֶרֶשׂ דְּוָי.
Pinchas 411-413
O Pastor Fiel nos ensina aqui que o fígado é o nível de Esaú, como é dito (Gênesis 36:1) “ וְאֵלֶּה תֹּלְדוֹת עֵשָׂו, הוּא אֱדוֹם” “Agora, estas são as gerações de Esaú – o mesmo é Edom.”
Edom vem da raiz da cor ‘Vermelho’ como o sangue “דם”. O vermelho representa o desejo e a coluna da esquerda.
O fígado recolhe todo o sangue e não faz distinção entre sangue puro e impuro. O coração é o aspecto de Israel (Jacó) que separa entre o bem e o mal, o sangue puro e o impuro. Ele leva apenas o sangue puro através de um processo que permite que ele mantenha as partes puras.
O coração está numa posição mais elevada do corpo e o fígado está abaixo. O fígado, que fica com o sangue impuro levanta a raiva na bile. Essa raiva é o aspecto do inferno que foi criado no segundo dia.
Os sábios nos ensinam que as pessoas com raiva são consideradas como adoradores de ídolos. A negatividade faz com que a bile inicie incêndios no sangue e através das artérias, desejando queimar o corpo inteiro.
O Zohar dá exemplo do mar que levanta grandes ondas no momento de raiva e quer passar por cima da terra, levando a destruição.
Só a Shechina envolve o corpo como a areia nas margens do mar, que quebra as ondas que chegam.
Salmos 41:4 “יְהוָה–יִסְעָדֶנּוּ, עַל-עֶרֶשׂ דְּוָי” “YHVH o apoia sobre a cama de doença”
O fígado é o nosso parceiro de vida e devemos estar em boa relação com ele. Ele é afetado por nossas ações. No nível espiritual, nossas ações negativas criam um efeito sobre o nível da alma de Nefesh, que é a energia que está circulando no sangue e traz vida para o corpo. No nível físico, alimentos ruins, incluindo alimentos processados com a consciência negativa ou falta de energia da “vida”, também coloca uma carga sobre o fígado que quer limpar o corpo, a fim de sustentá-lo e ficar “vivo” por um longo tempo. Quando o fígado está “cheio”, ou seja, chegou a um nível crítico de negatividade, ele ativa o seu parceiro, a bile, para acender fogos no corpo para limpar a impureza. O Zohar descreve isso como “inferno”, porque o fogo no inferno é apenas um processo com o objetivo de limpar a alma, antes de deixá-la subir para um nível superior. A ‘queima’ do fogo consome as energias do corpo, forçando-o a um processo de renovação.
Conexões espirituais adicionam ao campo de proteção pessoal que está ao redor do nosso corpo, chamado de ‘Tzelem’, צלם. Valor numérico עץ, “Árvore”, que é a conexão com a Árvore da Vida.
Construa o seu escudo pessoal com conexão espiritual, o alimento puro e natural, evitando estados de raiva.
{||}
traduzido por Denis Schaefer