Zohar Diário # 1428 – Tetzaveh – Faça-o positivo
Hebrew translation:
Zohar Tetzaveh
Continuação da ZD anterior
O pecado do Bezerro de Ouro levou o maior nível de vida da Torah, pois destruiu o estado de imortalidade, que foi incorporado na primeira Torah que Moisés recebeu no Monte Sinai.
Se não fosse pela intervenção de Moisés teríamos perdido todo o processo de Tikkun e a oportunidade de alcançar a imortalidade novamente no futuro.
Para compreender os sacrifícios de Moisés, devemos saber que quando ele subiu ao monte Sinai, recebeu 1.000 luzes ajudando-o na conexão especial com HaShem para receber a Torah.
Mas quando o povo fez o bezerro de ouro, HaShem enviou Moisés “para baixo”.
” וַיְדַבֵּר יְהוָה , אֶל – מֹשֶׁה : לֶךְ – רֵד – כִּי שִׁחֵת עַמְּךָ , אֲשֶׁר הֶעֱלֵיתָ מֵאֶרֶץ מִצְרָיִם ”
“E YHWH falou a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que você tirou da terra do Egito corrompeu-se”
O impacto do comando ‘Vai, desce’ foi que Moisés perdeu 999 luzes de 1000, que ele recebeu. Isto é explicado com a pequena letra alef א na porção de Vaikrá. Quando HaShem chamou Moisés para o Tabernáculo, a Torah mostra o pequeno Alef para representar o estado mais baixo após o pecado do Bezerro de Ouro. O nome da letra Alef אלף é 1000, mas o valor numérico da letra em si é 1.
Temos oportunidade de nos conectar com as 1000 luzes de Moisés no Shabbat, quando tudo volta às suas raízes. Isso acontece quando recitamos ‘ ישמח משה במתנת חלקו ‘ e ‘ מזמור שיר ליום השבת’.
(Se você participa do Serviço Shabbat apenas para a leitura da Torah, então você deve saber que toda a conexão também é muito importante para homens e mulheres. Chegue cedo e você vai sentir que você recebeu muito mais a partir da leitura da Torá).
A porção da Tetzaveh é sempre na semana de sete de Adar, dia que Moisés deixou o mundo. Este é outro aspecto do sacrifício que Moisés fez por nós.
A porção após Tetzaveh é Ki Tisa e é aquela em que o pecado do Bezerro de Ouro é contado. Alguns podem perguntar a questão do por que Moisés foi removido da parasha anterior. Os sábios nos ensinam que não existe início e final da Torah, mas queremos compreender a razão por causa da regra espiritual importante ligada a ela.
No mundo do Malchut o “fim” de tudo já existe com força total em seu início. Keter é o início, a semente e o ponto de origem para tudo. Mesmo que vejamos a ação / manifestação muito mais tarde, sabemos que houve um processo de pensamento que precedeu a ação ou o resultado final.
O Zohar diz (Tikunei Zohar ) ” ראשון למחשבת ואחרון למעשה ” “primeiro é o pensamento e o último é a ação”
Os sábios ensinam ” סוף מעשה במחשבה תחילה ” “a ação final existe primeiro no pensamento”. Nós recitamos isto sexta-feira à noite, como parte da canção Lecha Dodi.
Na seção do ZD anterior, o Zohar nos ensina que a maldição dos justos se manifesta mesmo que seja condicional.
POR QUÊ?
Quando um pensamento vem à mente e é falado imediatamente forma em um vaso. Podemos não ser justo como Moisés ou como outros grandes cabalistas, mas esta regra espiritual se aplica a todos nós.
O nosso mundo é afetado por tudo o que se conecta através dos cinco sentidos. O maior impacto na nossa vida é através do uso da boca.
O Zohar define o ser humano como ” מדבר”, ‘aquele que fala’ porque é por onde nós temos o poder da vida e morte (Provérbios 18:21). O Santo Ari nos ensina que cada palavra que dizemos cria anjos, com poderes para nos apoiar ou prejudicar.
Por isso, as palavras de Moisés tinham que ser cumpridas. Também lembre-se que Jacó disse a Labão que quem roubou seus ídolos, ia morrer. Ele não sabia que Raquel fez isso para protegê-los de Labão. Ela tinha que morrer, mas depois de entregar Benjamin, porque ele não era parte da maldição. Não importa se Labão foi negativo e queria machucá-los. O poder das palavras de Jacó teve que ser manifestado.
O Zohar nos diz que cada versículo Tetzaveh deveria ter tido o nome de Moisés. Vemos que na instrução de HaShem a ele “e você … deve fazer …”. Quase todos os versículos carregam essa referência a Moisés, sem dizer seu nome. Assim, mesmo se Moisés não é mencionado, o trabalho deve ser feito.
Há muitas lições neste estudo, mas o mais aplicável é que precisamos pensar positivamente antes de iniciar o processo de manifestação.
Nunca fale palavras negativas, mesmo que sejam verdades ao que é chamado de realidade. Sempre comece com o fim em mente e torne-o positivo.
[infobox clickable=”no”]Este estudo é longo e muito importante. Ele nos ensina princípios espirituais que se entendermos e adotá-los em nossas vidas eles poderiam afetar o nosso futuro.
Eu convido todos vocês para compartilhar pensamentos sobre este estudo e como aplicar estes princípios no dia-a-dia. Partilhe o seu sucesso e o fracasso relacionado à aplicação do acima.
Ao comentar você pode usar o nome de alias para esconder sua identidade. O seu endereço de e-mail nunca é mostrado e é usado somente pelo sistema para enviar-lhe os comentários seguintes.
[/infobox]