Daily Zohar 1429

Daily Zohar 1429

Holy Zohar text. Daily Zohar -1429
Hebrew translation:

Hebrew

 

Zohar Tetzaveh – Cuidado com as serpentes

(Anteriormente publicado em RabbiShimon.com)

Há um artigo no Zohar Tezaveh que fala sobre caminhar no deserto e serpentes. O Zohar diz que HaShem nos dirigiu para o deserto, a fim de nos dar a oportunidade de lutar com a serpente e controlá-la. O primeiro pecado foi com a serpente e, portanto, no início de tudo o que fazemos, ele sempre espera por nós. Em Gênesis 4:7, lemos: ” … לַפֶּתַח חַטָּאת רֹבֵץ “, “pecado espreita junto à porta”.

Por que o Zohar conecta a serpente com Tezaveh?

Tezaveh é a única parasha que o nome de Moisés não aparece (desde o seu nascimento até a sua morte).

HaShem instruiu Moisés sobre o que ele precisava fazer para preparar Arão e seus filhos para o sacerdócio. Ele foi o primeiro Kohen, o canal original para a Luz ao tabernáculo sagrado. O Zohar nos ensina que a Luz começa a ser revelada a partir do oculto. Se você acendesse uma vela em um dia ensolarado, você não seria capaz de ver sua luz, mas você pode facilmente vê-la no escuro. Moisés teve de esconder-se, a fim de realizar esta importante missão sem interrupções.

Em Terumah ele preparou o Tabernáculo, que é o vaso. Agora, ele prepara os sacerdotes para serem os canais para a Luz. Moisés não quis arriscar o envolvimento da serpente primordial no processo. Ele fez o seu trabalho com humildade. Se lermos o parasha cuidadosamente percebemos quanto trabalho foi exigido dele para preparar Aharon e seus filhos para o trabalho santo.

Uma das ferramentas para canalizar a luz era (Êxodo 28:30 ) ” וְנָתַתָּ אֶל – חֹשֶׁן הַמִּשְׁפָּט , אֶת – הָאוּרִים וְאֶת – הַתֻּמִּים “, “o Urim e o Tumim” (em tradução simples “Luzes e perfeições”). Estes códigos especiais ativaram o peitoral, ” חֹשֶׁן ” e deram-lhe o poder de ser como um “sabe-tudo” do computador.

A primeira letra de ” אוּרִים ” é Alef , ” א ” e a primeira letra de ” ַתֻּמִּים “é Tav”, ת. A א e ת representam o início e o fim do Alef Bet e a revelação completa da luz no mundo através das letras hebraicas.

O peitoral foi chamado de ” חֹשֶׁן ” e tem as mesmas letras de ” נחש ” , serpente, e tem o valor numérico de 358 (= mashiach). O ” מ ” de Mashiach é a letra do meio do Alef Bet e junto com o Alef e Tav , faz ” אמת “, que é o selo de HaShem. Na Torah, a palavra Mashiach aparece apenas em conjunto com o Kohen, (Levítico 4) ” הַכֹּהֵן הַמָּשִׁיחַ “.

O poder do Kohen era quebrar o domínio da “Serpente”, que representa toda a negatividade, a falsidade e a ilusão deste mundo.

Por causa do primeiro pecado, nós fizemos da serpente a nossa parceira na vida. Para evitar a sua negatividade, precisamos esconder nossas ações dela, especialmente no início de tudo.

O Zohar nos diz para “esmagar a cabeça da serpente”. O verbo que o Zohar usa especificamente é ” לכתת – את – ראשו ” “esmagar”. A raiz da palavra ” כתת ” tem o valor numérico de 820. Tem um monte de significados e um dos mais significativos é o mesmo que “Ama o teu próximo como a ti mesmo” e ” אהבת – חנם ” amor incondicional + ” שדי “, o nome do santo que nos dá proteção. Esta é a luz que tira o poder da serpente e nos mantém seguros.

 

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf