Zohar Diário # 1353 – Manter para os ‘filhos’
Daily Zohar 1353
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Hebrew translation:
Pinchas 780-782
Deuteronômio 22:6
“כִּי יִקָּרֵא קַן – צִפּוֹר לְפָנֶיךָ בַּדֶּרֶךְ בְּכָל – עֵץ אוֹ עַל – הָאָרֶץ, אֶפְרֹחִים אוֹ בֵיצִים , וְהָאֵם רֹבֶצֶת עַל – הָאֶפְרֹחִים, אוֹ עַל – הַבֵּיצִים – לֹא – תִקַּח הָאֵם, עַל – הַבָּנִים”
“Se você se deparar com um ninho de pássaros ao lado da estrada, seja numa árvore ou no chão, e a mãe estiver sentada sobre os filhotes ou sobre os ovos, não apanhe a mãe com os filhotes.”
“שַׁלֵּחַ תְּשַׁלַּח אֶת – הָאֵם, וְאֶת – הַבָּנִים תִּקַּח – לָךְ, לְמַעַן יִיטַב לָךְ , וְהַאֲרַכְתָּ יָמִים”
“Você pode apanhar os filhotes, mas não se esqueça de deixar a mãe ir, para que isso lhe seja bom e você possa ter uma vida longa”
Este preceito estranho tem tantos significados profundos que o Zohar se refere a ele em muitos lugares, incluindo o início do Zohar Tikunei.
O segredo da mãe é revelado em Isaías 50:1
“הֵן בַּעֲוֹ s נֹתֵיכֶם נִמְכַּרְתֶּם, וּבְפִשְׁעֵיכֶם שֻׁלְּחָה אִמְּכֶם”
“Por suas maldades foste vendido, e por suas transgressões sua mãe foi mandada embora.”
A mãe é Binah, que é a Shechiná superior. Ela foi para o exílio do Templo Sagrado, porque nós não seguimos a orientação espiritual da Torah. O “filhos”, como esta seção do Zohar explica, são os cinco livros da Torah. Rabbi Ashlag acrescenta que eles são os aspectos da Sefirot, Chessed, Geburah, Tiferet, Netzach e Hod. As cinco são as principais Sefirot que formam o vaso e Yessod conecta todos eles a Malchut.
Malchut e Yessod juntos fazem conexão com as cinco acima delas, a fim de conectar com a mãe. Manter para os “filhos”, que são os cinco livros da Torah, para se conectar a ‘Mãe’, Binah.
Yessod é chamado כל ‘tudo’, pois como dissemos acima, ele apoia as cinco Sefirot acima de sua ‘cabeça’. O valor numérico de כל é 50 e ele revela a relação com as cinco Sefirot acima dele.
Aprendemos aqui que o que se parece com uma separação e “crueldade” é realmente um segredo escondido de como fazer uma conexão com Binah e ser recompensado com ‘longa vida’. A tradução literal e correta de ‘longa vida’ é ‘longos dias’. ‘Longos’ é para o auge da árvore da vida e ‘Dias’ é referência para as Sefirot. Nossa conexão com a Torah nos torna merecedores da unificação com Binah e sua luz.