Zohar Diário # 1360 – Como se aproximar do santo “véu”
Daily Zohar 1360
Daily Zohar 1360
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew) Hebrew translation:
Pinchas 801-802
” וְהִבְדִּילָה הַפָּרֹכֶת , לָכֶם , בֵּין הַקֹּדֶשׁ , וּבֵין קֹדֶשׁ הַקֳּדָשִׁים ”
“E o véu deve dividir-vos entre o Santo e o Santo dos Santos”.
O ‘santo’ é o Templo Sagrado, em geral, e o “Santo dos Santos’ é o lugar especial no interior, onde a arca da aliança reside.
O Zohar cita este versículo para nos ensinar que há diferenças e níveis de “santidade”. Os sacrifícios que cada um traz para o Altar conectar à Luz santa, mas cada um se conecta em nível diferente.
O Zohar traz o exemplo dos sacrifícios que foram feitos no Templo Santo durante o feriado de Sucot. Cada dia havia sacrifícios de touros para obter e enviar luz para as 70 nações do mundo. Cada dia tinha conexão diferente e o tipo de luz enviada para diferentes nações.
Muitas pessoas podem participar de um mesmo evento espiritual, mas cada um recebe luz diferente. Podemos sentar-nos calmamente a ouvir a leitura da Torah no Shabbat, mas cada um na congregação recebe a luz de forma diferente. Alguns podem obter um pouco porque eles fizeram algum esforço para vir. Alguns podem até mesmo perder a luz, porque eles perturbaram outras pessoas em sua conexão. Alguns podem receber a Luz completa a partir da leitura porque tinham o vaso, o desejo e a consciência pura para receber a luz da Torah e do Shabbat específico.
Quanto mais longe e mais fundo você vai com sua conexão maior a “santidade” de sua conexão. Uma ferramenta importante para conseguir isso é proteger os olhos de olhar para os outros, a fim de manter a consciência interior e foco. Esta deve estar em conjunto com o silêncio total durante a conexão espiritual. Algumas pessoas gostam de vir às sinagogas para a reunião semanal social e apanhar as últimas fofocas. Sugiro aos líderes dessas comunidades para anunciar uma hora antes e depois da conexão destinada a socialização e a troca de abraços e bebidas.
O véu que estava entre o santo e o Santo dos Santos é chamado פָּרֹכֶת e o valor numérico é 700. Isso indica que, a fim de entrar no Santo dos Santos precisamos de conexão completa com as sete Sefirot de Malchut e Zeir Anpin (Chessed, Geburah, Tiferet, Netzach, Hod e Yessod).
Levítico 4:6
“וְטָבַל הַכֹּהֵן אֶת – אֶצְבָּעוֹ, בַּדָּם; וְהִזָּה מִן – הַדָּם שֶׁבַע פְּעָמִים , לִפְנֵי יְהוָה, אֶת – פְּנֵי, פָּרֹכֶת הַקֹּדֶשׁ”
“E o sacerdote molhará o dedo no sangue, espargirá o sangue sete vezes perante YHVH, em frente ao véu ( פָּרֹכֶת ) do santuário”
Há profundos segredos neste verso e a explicação é longa. Estou incluindo-o para a maior conexão espiritual com o “véu”, פָּרֹכֶת do Santo dos Santos.
{||}