Zohar Diário # 1365 – Branco como a neve
Daily Zohar 1365
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Hebrew translation:
Pinchas 812-813
Continuação do ZD anterior
Levítico 16:16
“וְכִפֶּר עַל – הַקֹּדֶשׁ, מִטֻּמְאֹת בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, וּמִפִּשְׁעֵיהֶם, לְכָל – חַטֹּאתָם; וְכֵן יַעֲשֶׂה, לְאֹהֶל מוֹעֵד, הַשֹּׁכֵן אִתָּם, בְּתוֹךְ טֻמְאֹתָם”
“E ele fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel, e por causa das suas transgressões, sim, todos os seus pecados; e fará o mesmo pela tenda da congregação, que está com eles, no meio das suas impurezas.”
No Yom Kippur limpamos nossos vasos por intermédio das cinco restrições e das conexões espirituais. O cinco é o aspecto do H ה de Malchut que vai até o H ה de Binah e é purificado.
O Santo Tabernáculo era a morada para a Shechinah que é o aspecto da H ה de Malchut. O versículo acima revela que o processo de limpeza do Yom Kippur limpa todo o mundo.
O sumo sacerdote usava quatro peças de roupas brancas que representavam Binah e a Luz no nível mais alto de יהוה YHWH e quatro vestes de ouro que representavam o nome mais baixo de Malchut, ADNY אדני. O sumo sacerdote criou a unificação dos dois nomes יאהדונהי para trazer de limpeza para os níveis mais baixos.
Isaías 1:18
“אִם – יִהְיוּ חֲטָאֵיכֶם כַּשָּׁנִים כַּשֶּׁלֶג יַלְבִּינוּ”
“Ainda que os seus pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve”
Este versículo nos ensina que לבן branco é o aspecto de Binah. As duas palavras partilham as letras בנ que é o aspecto do nome do mundo da ação, Malchut, יוד – הה – וו – הה. Este nome é chamado de nome duplo porque o nome soletrado nessa forma mostra יוד, numericamente 20 como duas Yods e o resto são exatamente os mesmos. Revela-nos a capacidade de Malchut para ascender a Binah, criando afinidade com ele abaixo.
O som do Shofar que é o som no final do Yom Kippur representa a liberdade que podemos alcançar, depois de fazer o trabalho adequado de Yom Kippur.
Em nossa oração dizemos “תְּקַע בְּשׁוֹפָר גָּדוֹל לְחֵרוּתֵנוּ” “soprar um grande Shofar para nossa liberdade”. Usamos isso para nos conectar à profecia de Isaías 27:13
“וְהָיָה בַּיּוֹם הַהוּא, יִתָּקַע בְּשׁוֹפָר גָּדוֹל, וּבָאוּ הָאֹבְדִים בְּאֶרֶץ אַשּׁוּר, וְהַנִּדָּחִים בְּאֶרֶץ מִצְרָיִם; וְהִשְׁתַּחֲווּ לַיהוָה בְּהַר הַקֹּדֶשׁ, בִּירוּשָׁלִָם”
“E há de ser que naquele dia, um grande chifre (Shofar) deve ser queimado, e virão os que estavam perdidos na terra da Assíria, e os que foram dispersos na terra do Egito, e eles adorarão YHVH no monte santo em Jerusalém.”
Após o processo de limpeza final, o Shofar será fundido e todo mundo vai ser libertado da negatividade. Não haverá mais obstáculos para se conectar à Luz de YHVH que vai brilhar em todo o mundo a partir de Jerusalém. Que todos nós possamos merecer este dia, hoje, Amen.