Zohar Diário # 1366 – Celebre uma letra
Daily Zohar 1366
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Hebrew translation:
Pinchas 814-816
Levítico 23:39
“אַךְ בַּחֲמִשָּׁה עָשָׂר יוֹם לַחֹדֶשׁ הַשְּׁבִיעִי, בְּאָסְפְּכֶם אֶת – תְּבוּאַת הָאָרֶץ, תָּחֹגּוּ אֶת – חַג – יְהוָה, שִׁבְעַת יָמִים ; בַּיּוֹם הָרִאשׁוֹן שַׁבָּתוֹן, וּבַיּוֹם הַשְּׁמִינִי שַׁבָּתוֹן”
“No décimo quinto dia do sétimo mês, quando você tiver juntado os frutos da terra, você deve celebrar a festa de YHVH sete dias. No primeiro dia haverá descanso solene, e no oitavo dia haverá descanso solene.”
Levítico 23:41
“וְחַגֹּתֶם אֹתוֹ חַג לַיהוָה, שִׁבְעַת יָמִים בַּשָּׁנָה: חֻקַּת עוֹלָם לְדֹרֹתֵיכֶם, בַּחֹדֶשׁ הַשְּׁבִיעִי תָּחֹגּוּ אֹתוֹ”
“Você deve celebrá-lo como uma festa a Adonay por sete dias a cada ano. É um estatuto perpétuo nas vossas gerações; você deve celebrá-lo no sétimo mês”.
O décimo quinto do sétimo mês é o feriado de Sucot e é uma celebração de sete dias.
‘וְחַגֹּתֶם אֹתו’ “Você deve celebrá-lo”, o Zohar revela que ‘ele’ ‘אֹתו’ é את e ו, o que significa celebrar o ו Vav, que é Zeir Anpin. Em Sucot nos conectamos com Zeir Anpin através do uso da sucá, lulav e o Ushpizin .
A sucá é a simples construção de quatro paredes e um “telhado”, que é feita de ramos naturais da árvore ou similar. Ela tem seis direções para as seis Sefirot de Zeir Anpin. Somos instruídos a habitar na Sucá durante sete dias, porque dentro dela nos tornamos o aspecto de Malchut e capazes de nos conectar e obter a luz que vem das seis Sefirot de Zeir Anpin.
O Lulav é um ramo da Palmeira unidos com três ramos de murta e dois ramos de salgueiro. Os seis elementos são o aspecto da ZeirAnpin em um nível físico. O sétimo elemento é o Etrog, que é uma fruta cítrica e o aspecto de Malchut. Usamos o Lulav e o Etrog durante a oração do Halel. O Halel nos conecta com a Sefirot de Zeir Anpin e com o Lulav e o Etrog maximizamos na obtenção da Luz que está disponível para nós durante os sete dias .
O Ushpizin são “convidados” especiais que nós convidamos durante uma refeição que fazemos na Sucá. Eles são os carros das Sete Sefirot e em cada dia nós convidamos um diferente correspondendo a Sefira daquele dia. O primeiro dia é Chessed e convidamos Abraão, Isaac em seguida para Gevurah, Jacob para Tiferet, Moisés por Netzach, Aaron para Hod, Joseph para Yessod e David para Malchut.
A palavra sucá סוכה tem o valor numérico de 91 e representa a unificação do nome superior יהוה YHWH com o nome inferior אדני ADNY como יאהדונהי.
“וְהָיוּ הַכְּרֻבִים פֹּרְשֵׂי כְנָפַיִם לְמַעְלָה, סֹכְכִים בְּכַנְפֵיהֶם עַל – הַכַּפֹּרֶת, וּפְנֵיהֶם, אִישׁ אֶל – אָחִיו; אֶל – הַכַּפֹּרֶת – יִהְיוּ, פְּנֵי הַכְּרֻבִים”
“Os querubins estenderão as suas asas por cima סֹכְכִים, ofuscando o propiciatório com suas asas, suas faces voltadas um para o outro; direção ao propiciatório estarão as faces dos querubins.”
A palavra usada para descrever a ação dos querubins sobre a Arca é o mesmo que a palavra usada para cobertura da Sucá, סככ (100) e ים que numericamente é 50 é para Binah. O Rabbi Ashlag revela que os Querubins são o segredo de Zeir Anpin e Malchut.
Todo o processo e as ferramentas são para nós, para se manifestar em nossas vidas e para a luz de Binah do próximo ano, que nós obtemos alguns dias antes no Yom Kippur.
É importante saber que estudar os segredos e os aspectos espirituais dos feriados, bem como todos os preceitos da Torah é uma maneira de nos conectar com a energia raiz dos eventos ou os preceitos. A raiz de nossas almas está na Torah e o segredo revelado pelo Zohar brilha está luz em nossa alma, corrige-a e purifica-a.
Esse aspecto é o que faz o estudo do Zohar tão valioso para nossas almas. Mesmo que percamos alguns preceitos ou feriados, podemos preencher a lacuna com o estudo do Zohar.