Daily Zohar 1345

Daily Zohar 1345
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Holy Zohar text. Daily Zohar -1345
Hebrew translation:

Hebrew

 

Pinchas 758-759

O pão é o pão do homem, אדם e representa as 12 “faces” de Zeir Anpin. Cada Sefirá tem um “lado” e existem 12 linhas que ligam umas as outras. Imagine um cubo com seis lados. Há 12 pontos de conexão entre as “paredes”. O segredo do pão está no nome de Zeir Anpin, יוד – הא – ואו – הא, de valor numérico 45 como אדם, ‘homem’. O 12 também se refere a três colunas, cada uma com o nome YAVEH , reunindo 12 letras .

A mesa no Templo Sagrado tinha 12 pães dispostos em cima dela. Esse foi o aspecto da conexão Zeir Anpin (Os pães) e Malchut (da mesa).

O Zohar nos revela que o ‘forno’ כבשן que Adonay ‘cozinha’ o seu pão é a Shechiná, porque este é o lugar onde a luz se manifesta. O Zohar nos adverte a dar ao ‘ forno ‘ o ​​significado físico do forno com fogo. A palavra para a fornalha, כבשן, tem a כבש raiz que significa “conquistar”. Malchut e Zeir Anpin ‘conquista’ traz a Luz da Misericórdia. Esta não é uma conquista que tira a liberdade, mas uma que remove julgamentos e traz misericórdia e realização.

Êxodo 19:18

“וְהַר סִינַי , עָשַׁן כֻּלּוֹ , מִפְּנֵי אֲשֶׁר יָרַד עָלָיו יְהוָה , בָּאֵשׁ ; וַיַּעַל עֲשָׁנוֹ כְּעֶשֶׁן הַכִּבְשָׁן , וַיֶּחֱרַד כָּל – הָהָר מְאֹד”

“Agora, o Monte Sinai foi envolto em fumaça, pois YHVH descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha (כִּבְשָׁן), e todo o monte tremia”

Quando a Torah foi revelada no Monte Sinai, o ‘forno’ trouxe os atributos da misericórdia de Adonay.

Durante a oração da manhã, lemos a seção da Torah que descreve a conexão de Isaac. Ele representa a coluna da esquerda. Esta conexão nos ajuda ‘prender’ a coluna da esquerda e remover julgamentos do nosso caminho nesse dia. Depois de ler esta parte, continuamos com a seguinte parte usada pelo Sumo Sacerdote no Templo Sagrado.

“רִבּונו שֶׁל עולָם כְּמו שֶׁכָּבַשׁ אַבְרָהָם אָבִינוּ אֶת רַחֲמָיו לַעֲשות רְצונְךָ בְּלֵבָב שָׁלֵם . כֵּן יִכְבְּשׁוּ רַחֲמֶיךָ אֶת כַּעַסְךָ מֵעָלֵינוּ וְיָגלּוּ רַחֲמֶיךָ עַל מִדּותֶיךָ . וְתִתְנַהֵג עִמָּנוּ ה ‘ אֱלהֵינוּ בְּמִדַּת הַחֶסֶד וּבְמִדַּת הָרַחֲמִים . וּבְטוּבְךָ הַגָּדול יָשׁוּב חֲרון אַפְּךָ מֵעַמְּךָ וּמֵעִירְךָ וּמֵאַרְצְךָ וּמִנַּחֲלָתֶךָ:”

“Mestre do mundo, assim como Abraão, nosso pai ‘conquistou’ a sua misericórdia para fazer a tua vontade de todo o coração, também possa vossa misericórdia dominar a sua raiva de nós, e possa a vossa misericórdia revelada acima seus atributos. E nos trate, YHVH, nosso Elohim, com o atributo de bondade e atributo da misericórdia. E que a sua grande bondade retire sua ira do seu povo e sua cidade e sua terra e as suas habitações”.

O Zohar acrescenta que o pão da Torah tem pureza que é dada aos Israelitas que são considerados “filhos de Adonay”. Nós explicamos no comentário anterior que os “filhos de Adonay” são aqueles que estão conectados fortemente ao estudo elevado da Torah.

Provérbios 31:15

“וַתָּקָם , בְּעוֹד לַיְלָה – וַתִּתֵּן טֶרֶף לְבֵיתָהּ ; וְחֹק , לְנַעֲרֹתֶיהָ”

“Ela se levanta também enquanto ainda é noite e dá mantimento à sua casa e as porções das suas donzelas”

Quando Malchut (nós) acorda após a meia-noite para a luz, ela (nós) obtém Luz e a espalha para aqueles que a merecem.

 

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf