Daily Zohar 1453

Daily Zohar 1453

Holy Zohar text. Daily Zohar -1453
Hebrew translation:

Hebrew

 

Zohar Vaikrá

Isaías 07:11

” שְׁאַל – לְךָ אוֹת , מֵעִם יְהוָה אֱלֹהֶיךָ ; הַעְמֵק שְׁאָלָה , אוֹ הַגְבֵּהַּ לְמָעְלָה . “

“Pede para si um sinal (Letra) de YHVH, teu Elokim: pede-o quer em baixo nas profundezas ou em cima nas alturas.”

O Zohar explica que os segredos das letras é que elas são os vasos que a luz das dez Sefirot preencheu e se espalham através delas.

A partir das letras as diferentes combinações emanam as palavras ditas e a “vocação” de cima. É semelhante à maneira como falamos de acordo com combinações de letras e palavras.

HaShem chamou Moisés da tenda da reunião (o Santo Tabernáculo), mas Moisés não podia entrar

Êxodo 40:35

” וְלֹא – יָכֹל מֹשֶׁה , לָבוֹא אֶל – אֹהֶל מוֹעֵד – כִּי – שָׁכַן עָלָיו , הֶעָנָן ; וּכְבוֹד יְהוָה , מָלֵא אֶת – הַמִּשְׁכָּן “

“E Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do YHVH encheu o tabernáculo.”

A pergunta que o Zohar levantou aqui é por que Moisés não pode entrar na nuvem agora, quando em momento anterior, ele subiu ao monte Sinai para receber a Torah e ficou 40 dias e 40 noites no interior da nuvem. O Zohar explica que na Montanha a nuvem era de Malchut e no Tabernáculo, que era de Binah. Todas as carruagens e vasos dos níveis mais altos estavam nessa nuvem.

A iniciação do Santo Tabernáculo requereu um processo especial que desceu do lado esquerdo de Binah. Ele é chamado משכן “Tabernáculo”, que significa um lugar de habitação. Ele tem a mesma raiz da palavra שכינה Shechiná. Todos os níveis superiores e todos os arcanjos desceram para fazer a conexão na “Tenda da Congregação”, onde HaShem e a Shechiná se encontram e onde a Luz vem para o vaso.

A Shechiná está em um estado de exílio, porque a “Tenda da Congregação” ou o Santo templo” não estão em existência para servir para a conexão importante. O Zohar é a única ferramenta que fornece suporte para a Shechiná e através desta ferramenta nós criamos “encontro” entre os níveis superiores e inferiores.

Continue no próximo ZD

DOWNLOAD PDF FILE

image_pdf