Click here to listen to the Daily Zohar [audio:http://dailyzohar.com/wp-content/uploads/audio/dz1026.mp3|titles=Daily Zohar 1026]
Holy Zohar text. Daily Zohar -1026

Tikkun 4 – 2
O Zohar nos conta que nosso amor e temor ao Senhor, abençoado seja, deve ser completo em cada ação que fizermos. Não importa que vejamos um resultado positivo ou não. Se somos ricos, em extrema pobreza ou vivemos em qualquer tipo de dificuldade, nosso coração, amor e temor devem estar colocados no máximo, para o Criador.
Deuteronômio 6:5 “וְאָהַבְתָּ, אֵת יְהוָה אֱלֹהֶיךָ, בְּכָל-לְבָבְךָ וּבְכָל-נַפְשְׁךָ, וּבְכָל-מְאֹדֶךָ.” “Amarás, pois, o YHVH teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.”
Este versículo é claro e nos direciona para usarmos todo aspecto de nossa existência, amor, alma e energia para conectarmos à Luz do Criador.
É fácil amar Deus quando estamos confortáveis neste mundo. Dizemos ‘Graças a Deus’ por todas as bondades e bênçãos em nossas vidas, MAS por que Deus espera que O amemos com todo nosso coração e alma, quando estamos em situação ou condição terrível, ou dor? A serpente/Satan/ lado negativo controla o mundo material. Deus nos deu a alma e ’empurrou-a’ na carne, que é uma matéria física que tem estado temporário.
Cegados pela ilusão deste mundo, nós procuramos prolongar nossa permanência nesse estado material o maior tempo possível e chamamos isso de vida. A alma é limitada pelo movimento da matéria que a reveste. A energia do corpo talvez cresça nos primeiros 20 anos de nossas vidas, porém depois ela muda para uma deterioração constante. Pessoas fazem esforços extremos e lutam para manter sua existência física em forma, para extender suas vidas. Muito poucos focam no aprimoramento de suas almas em preparação para a verdadeira vida imortal.
A maioria das pessoas ricas sentem que Deus está ao seu lado porque eles tem tudo que querem ou precisam no mundo físico. Poderia ser por 120 ou 1000 anos. A maioria dos pobres, vivendo em condições difíceis, tem dificuldade em acreditar em Deus porque eles sentem-se ‘negligenciados’ e sem suas bênçãos.
Para entender onde devemos colocar o foco, trabalho e valor da vida, nós veremos alguns poucos exemplos.
Imagine um bilionário em um avião que perdeu seus motores e está em queda livre em direção às montanhas ‘Rocky Mountains’. O piloto grita ‘vamos bater em 10 segundos, que Deus possa salvar nossas almas’. Nesse ponto aparece um anjo ao lado do milionário e diz ‘passe todo seu dinheiro para mim e eu te salvarei deste acidente’. O que ele faria? Ele negociaria sua passagem à morte ou apenas falaria ‘Feito!’. O que os pais dariam pela vida de seu filho? O que nós faríamos para comprar um pouco mais de anos neste mundo?
Nossas prioridades mudam em um instante quando se trata de vida ou morte. A meta de nossas almas é estar pronta para a morte para merecer a vida e não viver até a morte. A verdadeira vida é a experiência da alma imortal na Redenção Final.
Como alcançamos isso?
A resposta está em “Amarás, pois, o YHVH teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.”
‘Força’ do versículo acima é nossa capacidade de fazer nesse mundo físico. São nossas habilidades, poderes, energia e dinheiro. Para nosso processo de Tikun, Deus nos dá tudo. Bilhões no banco, estômago vazio e algum tipo de deficiência ou qualquer coisa no meio.
O pobre deve usar toda sua força para conectar e ter fé no Criador que tudo é para o propósito de limpeza e purificação de sua alma. Isto lhe dará o mérito de ‘riqueza’ da luz no mundo vindouro. Pessoas ricas deveriam usar os presentes que Deus lhes deu para apoiar muitas pessoas e famílias. Seus empregados devem ficar felizes de trabalhar para eles e compartilhar sua ‘força’ para criar produtos e serviços melhores. Se os seus planos de Tikkun os colocam para testar em ter um negócio que pede para que sejam gananciosos para serem bem sucedidos, então eles tem que se livrar do negócio e passar para outro. É melhor viverem com o mínimo, do que construir mais do aspecto de ‘morte’ e perderem os benefícios da vida imortal.
Uma pessoa rica não pode vir a Deus e dizer “Eu fiz muito com o dinheiro que o Senhor me deu. Eu construí sinagogas, dei bilhões para a caridade e apoiei pessoas espirituais”. Deus lhe diria; ‘Então você deu 10% para a caridade, mas você ainda tem bilhões no banco que poderiam ter ajudado muitas pessoas”. “Você tratou seus empregados com dignidade? Você deu a eles o pagamento que eles mereciam? Você foi fiel para sua esposa e família? Você ensinou e guiou seus filhos para serem pessoas melhores?
Dar 10% é uma regra para os pobres mas não para os ricos. Toda matéria é deixada para trás quando a alma é separada do corpo. Ela se rompe e se recicla de volta à natureza. A única coisa que se move em frente, é a alma.
Pessoas ricas e pobres tem as mesmas oportunidades de construir um grande recipiente para merecer e apreciar a luz da Redenção Final. A fórmula simples é “Amarás, pois, o YHVH teu Deus de todo o teu CORAÇÃO, e de toda a tua ALMA, e de todas as tuas FORÇAS.”
A primeira palavra do versículo é “וְאָהַבְתָּ”,” Amarás, pois” começa com a letra Vav que é o ‘conector’ entre a luz e o recipiente. O valor numérico é 414, que é duas vezes ‘Luz’, “אור” (207). Eu desejo que todos nós vejamos a Luz nesta vida e no mundo vindouro, Amen.
{||}

traduzido por Denis Schaefer