Zohar Diário # 1338 – A noite em que tudo é ‘dia’
Daily Zohar 1338
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Hebrew translation:
Pinchas 739-740
A palavra Matzá, מצה, esconde o nível espiritual de Chochmah e Binah que proporcionam vida para os níveis mais baixos. As letras Mem מ e צ em ‘Atbash’ אתב”ש tornan-se em יה YH.
“Atbash” é um método de substituição da letra com a sua posição oposta no hebraico Alef-Bet. A primeira letra א pode revelar a luz da última letra ת Tav. A segunda letra ב Bet, revela da penúltima letra ש Shin.
As duas primeiras letras do nome YHVH são para Chochmah e Binah e isso dá ao Matzá um poder sobrenatural para romper a negatividade.
A conexão especial da noite Seder com as sete bênçãos da noite remove os aspectos negativos dos sete planetas e dá a Malchut a capacidade de obter a luz de Chassadim que geralmente aparece só no horário da manhã. A noite do Seder é a única noite durante o ano em que lemos o Halel que geralmente é feito no período da manhã de Rosh Chodesh e feriados. Os sábios recomendam ficar acordado a noite toda e estudar a história do Egito e do Êxodo para preencher o dia anterior através do “dia” da noite do Seder para experimentar a revelação total da luz.
Esse nível de controle nos dá sustento para o ano inteiro. פסח, a Páscoa é a sigla de três anjos de sustento, פא”י, סא”ל, חת”ך.
A soma dos nomes é igual 610 como מעשר, ‘Dízimo’ e com o Kolel (adicionando um para o conjunto) é תורה, 611.
O processo de saída do Egito conduziu os israelitas ao Monte Sinai e ao recebimento da Torah, que é a Luz que nos sustenta neste mundo e nos prepara para a Redenção Final e para o mundo por vir.
{||}