Zohar Diário # 1359 – Uma semana com sete Shabbats
Daily Zohar 1359
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Hebrew translation:
Pinchas 798-800
“לֹא – . תְבַעֲרוּ אֵשׁ, בְּכֹל מֹשְׁבֹתֵיכֶם, בְּיוֹם, הַשַּׁבָּת”
“Vocês não deve acender fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”
A Torah nos proíbe de acender fogo no sábado. Como estudamos no início dos Zohar Diários , a razão é porque o fogo causa um processo de transformação. No nível material podemos ver como tornar sólido em líquido e vapor.
Quando queimamos fogo no Shabat nós ativamos um processo de transformação em Malchut que cria desafinidade com a Binah e nos desconecta da luz do Shabat.
“וּבְיוֹם, הַשַּׁבָּת – שְׁנֵי – כְבָשִׂים בְּנֵי – שָׁנָה, תְּמִימִם; וּשְׁנֵי עֶשְׂרֹנִים, סֹלֶת מִנְחָה בְּלוּלָה בַשֶּׁמֶן – וְנִסְכּוֹ”
“E no dia de sábado dois cordeiros de um ano, sem defeito, e dois décimos de efa de flor de farinha para oferta de cereais, amassada com azeite, e a oferta de libação do mesmo”
Isto nos diz a respeito dos sacrifícios que foram feitos no Shabbat e por isso eles tiveram que acender fogo. O Zohar explica que o incêndio provocado no Shabbat no Templo Santo é um fogo santo que não tem conexão com o fogo dos dias de semana.
No Shabbat temos conexão com a Árvore da Vida no nível de Binah e não deve existir uma mistura de bom e mau que vem do profano.
A Torah proíbe de acender fogo ‘das vossas moradas’, porque ele é feito em um lugar profano. Esta limitação não inclui o Templo Sagrado.
Quando chegarmos ao tempo Redenção e o fluxo de luz a partir de Binah for contínuo, não haverá mais restrições, porque tudo vai se tornar santo. Na redenção final a cada dia será chamado Shabbat. Rabi Shimon e outros tzadikkim que alcançaram conexão contínua com os níveis superiores foram chamados Shabbat.
Que todos nós possamos merecer o tempo que tudo é o Shabbat .
Leituras relacionadas;
Zohar Diário # 529 – A raiva é um inferno de um Tikkun
Zohar Diário # 656 – Mantê-lo fresco no Shabbat