Zohar Diário # 1399 – Zohar Bo 10 pragas – Parte 2
Hebrew translation:
Porção do Zohar: Bo 7-9
Anteriormente discutimos a revelação de HaShem a Abraão, Isaque e Jacó que formaram o triângulo superior. Moíses e Arão como os principais servos de HaShem aceitaram a tarefa dada a eles por HaShem e tornaram-se a carruagem para Netzach e Hod. Os dois são considerados como um par inseparável e o aspecto de “pernas” do corpo. Moisés e Arão fizeram a “caminhada” e levaram a mensagem de HaShem.
Eles completam as cinco sefirot que fazem o vaso (Chessed, Geburah, Tiferet, Netzach e Hod). Yessod (José) é o funil para continuar a Luz do vaso para o mundo, Malchut.
Junto com as três sefirot superiores Keter, Chokmah e Binah, temos a “magia” oito que traz revelação da luz de todo o caminho até Yessod que é o canal da luz para Malchut.
O Santo Ari revelou que ZeirAnpin nasceu (iniciou a sua revelação no mundo) durante o processo das dez pragas. É por isso que HaShem atribuiu Moisés de 80 anos para a missão de levar a luz para o mundo. Nós estudamos na Torah que Faraó não estava ciente da força espiritual de יְקוָק. Ele não podia aceitar qualquer comando de um Deus (YHWH), que ele não conhecia. Faraó era o líder do sistema impuro e do desejo para si. A revelação de Zeir Anpin tinha que estar no lugar que é mais negativo.
O Zohar nos ensina: “Um pouco de luz afasta muita escuridão”. Faraó sofreu porque a Luz escolheu aparecer onde o povo de HaShem, os Israelitas, podiam ser um canal para ela.
As dez pragas são o resultado da revelação da Luz de Zeir Anpin. Nós vemos como cada praga está conectada ao nível da Luz revelada.
1. Água para Sangue – em água (inferior e o elemento de base).
2. Criaturas de nível inferior de conexão de água e terra – rãs.
3. Piolhos – pequenos e veio sobre os homens e os animais.
4. Moscas – no ar e se espalhou rapidamente por toda parte, incluindo as pessoas e casas.
5. Doença nos animais – praga mais significativa que afeta o movimento (cavalos, burros e camelos) e alimentos (bovinos e ovinos e caprinos).
6. Ferve – causada pela mão de Moshe e se espalhou a partir do céu por toda a terra do Egito.
7. Saraiva com pedras – veio do céu com força letal.
8. Gafanhotos – Veio de uma fonte desconhecida para a terra do Egito e devorou tudo o que restou depois da saraiva, tudo que cresce nos campos e os frutos nas árvores. Nada verde permaneceu em árvores ou plantas em toda a terra do Egito.
9. Trevas – A escuridão paralisante no nível físico e espiritual.
10 . Morte dos primogênitos – Esse foi o golpe final. Foi o aspecto da remoção da cabeça de controle do lado negativo, desconectando-o de sua fonte.
Vemos como a força das pragas se tornou maior e mais forte em cada etapa ou quebrando o lado negativo. Quando a luz aparece, a escuridão deve ir. É por isso que o faraó não tinha nenhuma chance contra a luz incrível de Zeir Anpin. Esta luz amadureceu mais tarde, com a revelação no Monte Sinai e a entrega da Torah.
Êxodo 13:1 “E YHWH disse a Moisés: 2 “Consagra-me todo macho primogênito. A primeira prole de cada madre, entre os filhos de Israel pertence a mim, seja homem ou animal”.
Esse foi o custo de manter o primogênito dos israelitas vivos. HaShem levou-os sob sua proteção e, a fim de mantê-los temos que passar pelo processo chamado de “redenção do primogênito”. Neste processo, os pais trazem seu primeiro filho ao Cohen (Sacerdotes) para “comprar” de volta de HaShem. Este processo é feito 40 dias após o nascimento da criança e em cálculo simples descobrimos que é no décimo dia após o décimo mês do plantio da semente.
Pessoas que têm um primeiro filho ou se você é um primogênito, nunca é tarde demais para passar pelo processo. Consulte o seu rabino. Primeiro nascido significa primeiro filho fora do ventre de uma mulher. Se ela falhou na primeira gravidez, em seguida, o primogênito se foi o “pagamento” foi feito. Um pai pode ter mais do que um filho primogênito, se ele se casar mais de uma vez.
Em um nível pessoal, aprendemos a ser responsáveis por nossas ações. Há um sistema de causa e efeito automático e devemos seguir suas leis. Se nós temos um arquivo com registros negativos precisamos Obter a luz e limpá-lo. Isso pode causar-nos um pouco de dor no processo, mas que estaremos livres depois disso.
Muitas pessoas que se voltam para a religião ou espiritualidade, sentem esse efeito e se eles não estão cientes das leis descritas acima, eles podem pensar que o sistema está contra ele eles, se eles desistem antes de pagar o pagamento integral.
Em Isaías 51:17 lemos no momento antes da redenção final “הִתְעוֹרְרִי הִתְעוֹרְרִי, קוּמִי יְרוּשָׁלִַם, אֲשֶׁר שָׁתִית מִיַּד יְקוָק, אֶת – כּוֹס חֲמָתוֹ אֶת – קֻבַּעַת כּוֹס הַתַּרְעֵלָה, שָׁתִית – מָצִית”
Desperta, desperta! Levanta-te, ó Jerusalém, que bebeste da mão de YHVH no cálice da sua ira, vocês que têm drenado para suas fezes a taça que faz os homens cambalear.
As palavras hebraicas explicam melhor que quando terminamos de pagar pela nossa negatividade (limpeza pela Luz), vamos acordar para (Isaías 51:22) “כֹּה – אָמַר אֲדֹנַיִךְ יְקוָק, וֵאלֹהַיִךְ יָרִיב עַמּוֹ, הִנֵּה לָקַחְתִּי מִיָּדֵךְ, אֶת – כּוֹס הַתַּרְעֵלָה – אֶת – קֻבַּעַת כּוֹס חֲמָתִי, לֹא – תוֹסִיפִי לִשְׁתּוֹתָהּ עוֹד”
(Isaías 51:22) “Isto é o que o seu Soberano YHVH diz, teu Elohim, que defende o seu povo: “Veja, eu tiro da tua mão a taça que lhe fez cambalear, deste copo, a taça do meu furor; você nunca vai beber de novo.”
Oremos para o dia em que HaShem vem para nos resgatar de novo do nosso estado ‘Egito’, tirar toda a dor e sofrimento de nós e revelar Mashiach, amém.
{||}