Zohar Diário # 1424 – Terumah – Grande bondade
Hebrew translation:
Zohar Terumah
A palavra que questiona מי, ‘Quem’ é numericamente 50 como explicamos no ZD anterior e refere-se ao nível de Binah. O Zohar nos diz que Malchut é chamado também מה , “o quê”. Sabemos que o nome de Zeir Anpin é chamado מה seguindo o valor numérico de YHVH que o representa, יוד – הא – ואו – הא. O Zohar nos revela que em Malchut nós adicionamos o 1 א para מה e obtemos מאה , que significa “uma centena”. Nós conseguimos isso contando Binah como 50, mais as cinco Sefirot de Chessed, Gevurah, Tiferet, Netzach e Hod que cada um deles inclue 10 sefirot. Juntas, temos 100, מאה. A Luz de Chochmah que desce através de Binah e ZeirAnpin pode ser revelada apenas em Malchut.
” מָה רַב – טוּבְךָ , אֲשֶׁר – צָפַנְתָּ לִּירֵאֶיךָ ”
“‘Que’ (מָה) abundância da Tua bondade, que se escondeu em segurança para os que Te temem”
A bondade ao mundo vem através מה. ‘Bom’ ‘טוּבְ’, é a primeira descrição da luz criada no primeiro dia (Gênesis 1:4).
Isaías 63:7
” וְרַב – טוּב לְבֵית יִשְׂרָאֵל ”
” … E a grande bondade (טוּב) para a casa de Israel”
O Zohar explica este versículo e as referências a ‘רַב’, ‘grande’ para a luz de Chochmah que vem através Yessod (וּ, Vav com shurook). ‘צָפַנְתָּ’, ‘oculta em segurança’ é a luz escondida da primeira luz da criação ‘טוב’ que foi salva para as pessoas justas.
Este estudo traz um outro aspecto para Terumah תרומה. A ‘Quem’ מי e, “o quê” מה é o segredo da conexão entre Binah e Malchut.
O sistema espiritual da Árvore da Vida é a chave para todas as conexões espirituais. Este estudo e outros do Zohar nos dá a capacidade de adicionar a consciência adequada para cada ação que fazemos nos níveis mais baixos. É a hélice que eleva nossas ações a Binah e recebemos a ‘boa’ Luz em nossas vidas.