Zohar Diário # 1425 – Terumah – Grande conselho do outro lado
Hebrew translation:
Zohar Terumah
Rabi Shimon abre um estudo e diz que aqueles que desejam se beneficiar da Luz do Santo, Bendito seja Ele, não deve aceita-lo de graça, mas fazendo esforços de acordo com o que recebe de HaShem.
Deuteronomy 16:16
“אִישׁ, כְּמַתְּנַת יָדוֹ, כְּבִרְכַּת יְהוָה אֱלֹהֶיךָ, אֲשֶׁר נָתַן-לָךְ”
“Todo homem deve contribuir conforme puder, de acordo com a benção que lhe foi dada por Adonay seu Elokim.”
O Zohar continua e cita o versículo abaixo e pergunta por que ele disse que as pessoas podem conectar com o estudo da Torah que é o aspecto da água, vinho e leite sem dinheiro?
Isaiah 55:1
“הוֹי כָּל-צָמֵא לְכוּ לַמַּיִם, וַאֲשֶׁר אֵין-לוֹ כָּסֶף; לְכוּ שִׁבְרוּ, וֶאֱכֹלוּ, וּלְכוּ שִׁבְרוּ בְּלוֹא-כֶסֶף וּבְלוֹא מְחִיר, יַיִן וְחָלָב”
Rabi Shimon responde que a Luz está disponível para todos, sem limite ou pagamento de qualquer tipo, mas para realmente obter a luz da santidade uma pessoa deve pagar o preço total.
O Zohar traz a história a respeito do rei Salomão que podia controlar o outro lado. Ele aprendeu do rei dos demônios que qualquer um que deseje remover o espírito de negatividade de si mesmo deve pagar o preço total para cada coisa que pode ajudá-lo a obter a luz para sua vida.
O lado negativo sempre existe onde não há nenhum processo de aquisição. Quando uma pessoa recebe alguma coisa que poderia se beneficiar de graça, então o lado negativo se apega a ela. Quando encontra oportunidade o lado negativo puxa a pessoa para o lugar de falta e a um maior o desejo para si próprio.
Por quê nós precisamos adquirir a luz se ela é dada de graça?
O mundo foi criado usando o sistema das dez sefirot. Nove delas são sefirot de Luz e uma, a qual é Malchut, é o espaço onde nós podemos usá-la. O décimo elemento de tudo na existência é Malchut, que representa o desejo de receber a luz. Malchut é o espaço onde a negatividade se instala e “suga” a luz de fora. É por isso que tudo o que entra em decadência e age de acordo com a lei da entropia.
Os esforços que fazemos durante o processo de adquirir ’empurra’ a luz de volta e o “preto” que engole a luz, se torna ‘branco’. Este é o segredo por trás da ação dos dízimos, que aumenta a energia da “vida” do que temos e atrai mais luz.