Zohar Diário nº 1150 – O recipiente do Infinito
Clique aqui para ouvir o Zohar Diário Zohar Pinchas, Vol. 20 (Inglês)/Vol 15 (Hebraico) Tradução hebraica:
Pinchas 224-226 Continuação do Zohar Diário nº 1148,1149
Moisés continua sua discussão com Rabi Shimon e explica que, quando os pecados crescem, as letras do nome YHVH ficam separadas. Para corrigir isso, usamos a Torá, que é o nome completo de YHVH. Com isso, aproximamos as letras umas das outras. É o aspecto dos sacrifícios e isso nos ajuda a corrigir os nossos pecados e impurezas. Meditações e ações dos preceitos criam anjos que se aproximam da Luz e abrem canais, como os sacrifícios reais. Eles conectam os níveis superiores representados pelas letras יה YH, com os níveis inferiores representados pelas letras וה VH. Estes métodos conectam a Luz aos diferentes recipientes que a trazem para o mundo. Esta Luz é revelada através dos elementos da natureza (fogo, água, ar e terra) e os anjos Miguel, Gabriel, Uriel e Rafael. Sem as nossas ações para atrair a luz, essas grandes forças perdem seu poder e ficamos sem proteção.
Ele (Moisés) deixa claro para nós que a Luz é uma e não existe separação. A única separação é apenas o que nós experimentamos quando nosso recipiente não tem a Luz.
Isaías 43:7 “כֹּל הַנִּקְרָא בִשְׁמִי, וְלִכְבוֹדִי בְּרָאתִיו: יְצַרְתִּיו, אַף-עֲשִׂיתִיו” “A todos os que são chamados pelo Meu nome (Atziluth, emanação), e os que criei (Briah, criação) para a Minha glória, os formei (Yetzirah, Formação), e também os fiz (Asiah, Ação).
A Luz Infinita, criou os quatro mundos e tudo o que eles incluem dentro deles para revelar o nome YHVH. O YHVH em si é um recipiente para a Luz Infinita que não muda e que nunca poderemos formar sua imagem. O segundo mandamento nos ensina a evitar fazer uma imagem de Deus.
Isaías 40:25 “ וְאֶל-מִי תְדַמְּיוּנִי, וְאֶשְׁוֶה–יֹאמַר, קָדוֹשׁ” “A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo.”
Malaquias 3:6 “כִּי אֲנִי יְהוָה, לֹא שָׁנִיתִי; וְאַתֶּם בְּנֵי-יַעֲקֹב, לֹא כְלִיתֶם” “Porque eu, YHVH, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.”
Como recipientes, é nossa responsabilidade de manter conexão com a Luz, com as ferramentas espirituais que temos. Sem elas, nos desconectamos da Torá e do nome de YHVH que é a nossa chave para a Luz Infinita. O verso de Malaquias revela-nos que nós, os filhos de Jacó, os Israelitas, podemos viver eternamente quando somos um com YHVH.
{||}
traduzido por Denis Schaefer