Clicque aqui para escutar o Zohar Diário [audio:http://dailyzohar.com/wp-content/uploads/audio/dz968.mp3|titles=Daily Zohar 968]
Holy Zohar text. Daily Zohar -968
Tradução hebraica:

Tikkun 70 – 73
Rabbi Elazar pergunta ao seu Rabbi Shimon, “de onde você sabe que Binah é o norte e o sentido da audição?” Deuteronômio 6:4 “שְׁמַע, יִשְׂרָאֵל: יְהוָה אֱלֹהֵינוּ, יְהוָה אֶחָד ” “Ouve, Oh Israel: YHVH nosso Deus, YHVH é um. ”
Rabbi Shimon explica que a oração do Shema Yisrael é nossa conexão aos 50 portões de Binah. A primeira palavra é ‘Ouve’ e a segunda palavra é ‘Israel’ que é o nome de Jacó. Ele é o aspecto de Zeir Anpin que é filho בן de YH יה. YH é o pai e a mãe supremos. As  letras בן+יה são as mesmas que בינה, Binah. Por estas razões, a audição conecta a Binah. Rabbi Shimon expande sua explicação e diz que, porque as quatro letras do nome YHVH são o aspecto de ver, ouvir, cheirar e falar, cada uma delas inclui as dez Sefirot. O próprio nome YHVH não muda e é como a alma para o corpo para o sentido específico. Ele dá a cada um deles uma força igual de vida que eles precisam para funcionar. As mudanças nos sentidos só poderiam estar no nível da Sefirot que representa o recipiente, mas a luz interior que é YHVH nunca muda.
Malaquias 3:6 “כִּי אֲנִי יְהוָה, לֹא שָׁנִיתִי; וְאַתֶּם בְּנֵי-יַעֲקֹב, לֹא כְלִיתֶם” “Porque Eu YHVH não mudo; e vós, Oh filhos de Jacó, não sois consumidos (chegam ao fim).” YHVH é o nome que representa toda Criação e a luz do Infinito que traz vida a todos os mundos de Adam Kadmon por Atzilut (Emanação), Beriah (Criação), Yetzira (Formação) e Asiah (Ação).
É importante entender que a luz, YHVH, é sempre a mesma. Imagine uma fonte infinita de água e uma grande represa com tubos conduzindo a água consumidor final. Ela vai de grandes tubos até tubos menores, chegando ao consumidor final que usa uma pequena torneira. Ela não pode se conectar diretamente à fonte, porque poderia quebrar o sistema (casa, caixa d’água). A água é a mesma água da fonte, porém a capacidade de usar e canalizar mais água depende do tubo e seu lugar no processo de entregá-la ao consumidor no fim da linha. A lição para nós é que podemos ter todos os poderes que queremos ou precisamos se tivermos um recipiente maior e mais forte para lidar com isso. Podemos facilmente crescer como um canal se deixarmos partir o desejo de ter tudo para nós mesmos e optarmos em darmos continuidade à força que recebemos. Quando nós nos comportamos como aquele que dá para nós, chegaremos ao mesmo nível e nos conectaremos para o nível acima dele. Podemos continuar com o mesmo método e aumentar a nossa capacidade de canalizar a água / luz ainda mais. Se quisermos uma grande quantidade de água, não devemos segurá-la.

{||}

traduzido por Denis Schaefer