Daily Zohar 1392

Daily Zohar 1392
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Holy Zohar text. Daily Zohar -1392
Hebrew translation:

Hebrew

 

Pinchas 885-886

Gênesis 8:4

“וַתָּנַח הַתֵּבָה בַּחֹדֶשׁ הַשְּׁבִיעִי, בְּשִׁבְעָה – עָשָׂר יוֹם לַחֹדֶשׁ, עַל, הָרֵי אֲרָרָט.”

“E a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararat”

O sétimo mês é Tishrei (Libra), quando temos o Rosh Hashaná, os dias que aparecemos no tribunal. No Yom Kippur, que é dez dias depois, recebemos o veredito. Em Sucot, que está no décimo quinto dia do mês, recebemos a Luz para o próximo ano. Arca de Noé repousou sobre as montanhas de Ararat no dia dezessete. O Zohar revela que os XV e os XVI dias são os dois primeiros dias do feriado dos quais as setenta nações se nutrem. Durante o feriado de Sucot sacrificamos 70 touros para canalizar a luz para todos os 70 países do mundo.

As montanhas de Ararat são os aspectos do lado negativo e os julgamentos do mundo onde os ministros das 70 nações habitam. A palavra Ararat, אררט tem ארר nela e ela é a raiz das maldições. No décimo sétimo dia a Shechiná, que é o segredo da Arca, começa a revelar a luz para os israelitas.

8:5 “וְהַמַּיִם, הָיוּ הָלוֹךְ וְחָסוֹר, עַד, הַחֹדֶשׁ הָעֲשִׂירִי; בָּעֲשִׂירִי בְּאֶחָד לַחֹדֶשׁ, נִרְאוּ רָאשֵׁי הֶהָרִים”

“E as águas foram minguando até o décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes”

A água diminuindo é o aspecto de reduzir os sacrifícios para as 70 nações e aumentar a luz para os israelitas.

No primeiro dia, eles receberam 13 novilhos (canais de luz). No segundo dia, 12 ‘שְׁתֵּי – עָשָׂר’ novilhos e no terceiro dia, 11 touros. Aqui a Torah não menciona touros “jovens”, mas  simplesmente touros. O Zohar revela que o número 11, עַשְׁתֵּי – עָשָׂר, começa com a letra ע, soletrado como עין ‘olho’. Foi adicionado ao 12 ‘שְׁתֵּי – עָשָׂר’ para proteger do mau-olhado e inveja. As 70 nações continuam a receber os canais de luz através dos sacrifícios, mas a partir do nível de Malchut.

A sucá que usamos durante Sucot dá aos israelitas a proteção da Shechiná enquanto recebe a luz circundante e a luz interior Binah e Zeir Anpin.