Click here to listen to the Daily Zohar [audio:http://dailyzohar.com/wp-content/uploads/audio/dz529.mp3|titles=Daily Zohar 529] Holy Zohar text. Daily Zohar -529.
The Aramaic Zohar above translated into Hebrew below

וְצָרִיךְ שֶׁלֹּא יָעִיר (לְעוֹרֵר) עֶצֶב וּקְטָטָה מִצַּד הַטְּחוֹל, אֶלָּא שֶׁיִּהְיֶה הַלֵּב שָׁמוּר מִכֻּלָּם, שֶׁהוּא שַׁבָּת שָׁמוֹר, וְהַמֹּחַ זָכוֹר, וְצָרִיךְ לְקַבֵּל אוֹרְחִים שֶׁהֵם מַלְאָכִים, הָעֲלָמִים שֶׁל הַנְּשָׁמָה הַיְתֵרָה, שֶׁהִיא הַשְּׁכִינָה הָעֶלְיוֹנָה וְנֶפֶשׁ יְתֵרָה, שֶׁהִיא הַשְּׁכִינָה הַתַּחְתּוֹנָה, וְהָאוֹרְחִים שֶׁיּוֹרְדִים עִמָּהּ. וּצְרִיכָה הָאִשָּׁה לְתַקֵּן נֵר בְּלֵיל שַׁבָּת לְיָמִין, וְנֶחְשָׁב לָהּ כְּאִלּוּ תִקְנָה מְנוֹרָה בַּדָּרוֹם וְשֻׁלְחָן בַּצָּפוֹן, וַעֲלֵיהֶם נֶאֱמַר הָרוֹצֶה לְהַחְכִּים יַדְרִים, הָרוֹצֶה לְהַעֲשִׁיר יַצְפִּין, וְהֵן שְׁכִינָה עֶלְיוֹנָה וְתַחְתּוֹנָה, הַשְּׁכִינָה הָעֶלְיוֹנָה מְנוֹרָה לַדָּרוֹם, צָרִיךְ לְתַקְנָהּ, מִשּׁוּם שֶׁשָּׁם חָכְמָה, וּמִשּׁוּם זֶה הָרוֹצֶה לְהַחְכִּים יַדְרִים. וּבְאוֹתוֹ בַיִת שֶׁמּוֹצְאִים דִּירָה זוֹ מְתֻקֶּנֶת בַּסִּדּוּר הַזֶּה, מְנוֹרָה בַּדָּרוֹם וְשֻׁלְחָן בַּצָּפוֹן, וּמִטָּה בֵּין צָפוֹן לְדָרוֹם, אוֹמְרִים הַמַּלְאָכִים הַלָּלוּ שֶׁיּוֹרְדִים עִם הַשְּׁכִינָה, שֶׁהִיא הַנְּשָׁמָה הַיְתֵרָה, אֵין זֶה מְקוֹם הֶדְיוֹט שֶׁל עַם הָאָרֶץ, אֶלָּא הֵן מָקוֹם שֶׁל רָצוֹן בּוֹ מִלִּפְנֵי יהו”ה.

 

Tikkun 24-7

O processo de purificação da alma pelo fogo, que chamou ‘inferno’, גיהנם, é interrompido no Shabbat, quando o sistema espiritual está em “descanso”.

No Shabbat nós somos elevados a Binah, que é um das três Sefirot superiores. Está fora do mundo do Tikkun. Este é um estado de repouso, porque não há hora ou ação em Binah. É tudo pura energia e a fonte de luz que sustenta o mundo.

Êxodo 35:3

“לֹא – תְבַעֲרוּ אֵשׁ, בְּכֹל מֹשְׁבֹתֵיכֶם, בְּיוֹם, הַשַּׁבָּת”

“Vocês não devem acender fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do Shabbat”

Fogo provoca um processo de transformação. No nível material vemos como transforma  sólido para líquido e vapor. No nível espiritual, ele remove todos os desejos para si que se tornam parte da nossa alma em Malchut.

Quando queimamos fogo no Shabbat nós ativamos todo um processo de transformação em Malchut que cria desafinidade com Binah e nos desconecta da luz do Shabbat.

O sangue é o lugar onde existe o nível de alma Nefesh e o Zohar nos revela que o fígado e o baço são o lugar de גיהנם, ‘Inferno’, no corpo. Eles lidam com a negatividade que está em nosso sangue.

Quando a Torah diz בְּכֹל מֹשְׁבֹתֵיכֶם “das vossas moradas”, significa a existência física e espiritual. O nível de alma Nefesh “habita” no sangue e nos dá a força da vida. Quando deixamos a raiva dentro ou fora de nós se expressa ou não expressa no Shabat, nós permitimos o fogo queimar em nosso sistema sanguíneo. Isso cria desconexão da luz do Shabbat e requer um processo de purificação da alma, que é o ‘inferno’ e o processo de Tikkun.

Como todos os preceitos da Torah, este não é sobre as ações dos ‘religiosos’ para ‘obedecer’ Adonay. Trata-se do sistema espiritual. A Torah é o nosso guia sobre como conectar corretamente com a luz e a força da vida da melhor maneira possível.

Imagine que uma vez por semana, no Shabbat, o mundo inteiro entra em ‘descanso’ e se conecta ao Shabbat e Binah.


{||}