Zohar Diário #6 – A corda de prata
E assim ela (a Shechiná) ficou com raiva dos ímpios que se satisfazem com pão. Ele disse: “vá e lute com o meu pão”. Este é um chamado perverso porque não está compartilhando sua riqueza; ele não é generoso e não é da semente dos patriarcas. Ele disse que “as pessoas generosas das nações reunidas.” Não partilha é aquele que é pobre em conexão e não faz o bem para as pessoas com o conhecimento da Torah e (não) os apoia. Torah, sem as boas ações não está conectada à Luz do Criador.
A explicação é que, se uma pessoa estuda Torah por outra razão que para se conectar à Luz para ajudá-lo a crescer e guiá-lo para os caminhos justos, seus estudos se voltam para envenená-lo a uma morte espiritual.
Aquele que estuda a Torah para os fins pretendidos de elevar espiritualmente e fazer boas ações de compartilhamento, está desfrutando da conexão com a sabedoria (Chochmah), pois disse: “O princípio da sabedoria é o temor a YHVH”.
Os ímpios que se conectam a Torah sem continuação estão bloqueando o fluxo da luz através das Sefirot de Zeir Anpin.
O estudante de Torah conecta a coluna central (Tiferet) para a Shechiná, Malchut, que é chamada de noite. Quem estuda a Torah à noite, o Santo, Bendito seja Ele, atrai sobre si uma corda de prata durante o dia.
Dia e noite são ZeirAnpin e Malchut. Z”A é chamado de dia, pois leva a Luz para Chessed, e Malchut é chamada de noite, por causa dos julgamentos de Malchut. O estudo no meio da noite adoça o julgamento com a Luz de Binah. Isto é feito através do estudo da Torah, que representa a coluna central.
O rei Davi estava subindo antes da meia-noite para estudar a Torah para apoiar a Shechiná. Isso é chamado de correção da meia-noite. Tikkun Chatzot.
Videntes e profetas estão do lado de Netzach e Hod, que incluem os dois nomes de Adonay YHVH e ADNY e eles se reúnem em Yessod como YAHDVNHY. Ele tem oito letras como o número de livros dos Profetas. A seção dos doze profetas considerados como um. Nós adicionamos Netzach e Hod para obter dez contra as Dez Sefirot. O Profeta Ezequiel viu dez visões. Os justos são do nível de Yessod e em todas elas disse: “Não tomarás a mãe dos filhos.”
Todas as sefirot e o fluxo (de Luz) de Keter até Malchut depende da mãe, que é Binah. Ela está no portão entre os mundos superiores e inferiores. Como uma mãe de verdade em nossa dimensão, manifesta sementes potenciais para se tornarem o que são suponha ser. Mães humanas ou não-humanas. O processo é semelhante em toda natureza.
A essência do versículo acima é que devemos conectar à mãe para tirar a vida e sustento para os níveis mais baixos. Isso também é parte da explicação para o Mandamento: Honra a teu pai e a tua mãe.