Clique aqui para ouvir o Zohar Diário[audio:http://dailyzohar.com/wp-content/uploads/audio/dz1031.mp3|titles=Daily Zohar 1031]
Holy Zohar text. Daily Zohar -1031

Tikkun 5 – 5
O Zohar continua o estudo desse versículo.                                                                           Deuteronômio 21:23 “לֹא-תָלִין נִבְלָתוֹ עַל-הָעֵץ, כִּי-קָבוֹר תִּקְבְּרֶנּוּ בַּיּוֹם הַהוּא–כִּי-קִלְלַת אֱלֹהִים, תָּלוּי; וְלֹא תְטַמֵּא, אֶת-אַדְמָתְךָ, אֲשֶׁר יְהוָה אֱלֹהֶיךָ, נֹתֵן לְךָ נַחֲלָה” “O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é vergonha para Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o YHWH teu Deus te dá em herança.”
A segunda palavra no versículo, “תָלִין” significa “para ficar durante a noite”, “permitir que habite’. A palavra para Hotel, מלון, vem da mesma raiz da palavra. A palavra para ‘corpo’, ‘cadaver’, também significa נבל que é a descrição de uma pessoa negativa. O Zohar diz que um professor que não faz seus alunos puros, acaba criando um ídolo que tem corpo, mas não tem vida ou energia. Então ele é chamado נבל, (pronouncia-se Na-val), uma pessoa negativa.
Isaías 65:22 “כִּי-כִימֵי הָעֵץ יְמֵי עַמִּי, וּמַעֲשֵׂה יְדֵיהֶם יְבַלּוּ בְחִירָי. ” “porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.”
Em outro aspecto de entendimento para o primeiro versículo acima, o Zohar nos diz que os israelitas são o aspecto da Árvore e os Erev Rav são o aspecto do cadáver, que não tem vida. Eles moram “dentro” dos israelitas para tomar sua energia, como no pecado do Bezerro de Ouro. Os Erev Rav pegaram o ouro dos israelitas e criaram o Bezerro de Ouro, que tem duas faces, uma de um burro que representa os Erev Rav e o lado negativo e uma de um boi que é feita de ouro puro, que foi tocado por Moisés e Arão . 
O rabino Eliezer ben Hurcanus, o professor do rabino Akiva, no livro “Pirkei D’rabbi Eliezer (Capítulos do rabino Eliezer), revela-nos que os Erev Rav usaram um pedaço de ouro com o formato de um boi. Ele foi usado por Moisés para revelar e trazer os ossos de José, que foram escondidos no rio Nilo. Ele deu ao Bezerro os poderes especiais que atraíram 3.000 israelitas para beijá-lo e adorá-lo. 
O versículo abaixo revela a conexão com o pecado do Bezerro de Ouro e as duas faces, de boi e burro. 
Isaías 1:3 “יָדַע שׁוֹר קֹנֵהוּ, וַחֲמוֹר אֵבוּס בְּעָלָיו; יִשְׂרָאֵל לֹא יָדַע, עַמִּי לֹא הִתְבּוֹנָן” “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.”

{||}

traduzido por Denis Schaefer