Click here to listen to the Daily Zohar [audio:http://dailyzohar.com/wp-content/uploads/audio/dz1008.mp3|titles=Daily Zohar 1008]
Holy Zohar text. Daily Zohar -1008

Tikkun 70 – 113
Gênesis 1:26 “וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים, נַעֲשֶׂה אָדָם בְּצַלְמֵנוּ כִּדְמוּתֵנוּ; וְיִרְדּוּ בִדְגַת הַיָּם וּבְעוֹף הַשָּׁמַיִם, וּבַבְּהֵמָה וּבְכָל-הָאָרֶץ, וּבְכָל-הָרֶמֶשׂ, הָרֹמֵשׂ עַל-הָאָרֶץ ” “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
Quando lemos que Deus disse ‘Façamos o homem…’ entendemos que ele ‘consultou’ os anjos. Dois anjos chamados עז”א Azah e עזא”ל Azael, tiveram objeções à criação do homem, pois eles disseram “ele vai pecar e trazer dor e sofrimento a todos”. Eles foram removidos de suas elevadas posições e expulsos dos céus.

Porque Deus foi consultar anjos?

O Zohar diz que isto foi feito para nós e para nos ensinar humildade. Quando consultamos com inferiores a nós, na verdade outorgamos-lhes a partir de nosssa própria energia. É como estender uma força espiritual para criar e abrir novos recipientes do desejo de receber para compartilhar. 
Qualquer luz que entra num recipiente deixa para trás um pouco de si mesma. Como uma pessoa que entre numa perfumaria, mesmo que ela não toque em nenhum dos perfumes, alguma coisa ficará ‘grudada’ nela. Seu recipiente experimenta aquela energia, que fica com a pessoa. 
Este é um princípio importante para aprender. Todo desejo que temos vem de uma experiência prévia. Os desejos espirituais e físicos são herdados, mesmo que de vidas passadas. Um simples exemplo é que você não desejará um bom chocolate a não ser que você tenha saboreado. Você também pode desejar algo que você não tinha quando outra pessoa compartilhou aquela experiência com você. Suas palavras/ energia entram em seu recipiente e constroem um desejo devido à falta daquilo.
Previamente aprendemos que Enoque recebeu o nível da alma de Neshamah de Atziluth de Adão que lhe deu a capacidade de ‘andar com Deus’ (Gênesis 5:24) e que ele poderia entrar nos níveis superiores sem o processo da morte. Isto deu-lhe a capacidade de servir YHVH e controlar o mundo inteiro de Yetzirah (Zeir Anpin). “Enoque e Elias foram os únicos que passaram do reino físico para o espiritual como humanos. Enoque tornou-se Metatron e Elias tornou-se Sandalfon, ambos são grandes mensageiros de Deus. De acordo com Rabbi Moshe Kordovero סנדלפון = 280, זכור לטוב (אליהו) = 280
Enoque como Metatron tem 70 nomes e um deles é נער ‘Na’ar’, que significa um jovem rapaz. O versículo de Gênesis 37:2 “אֵלֶּה תֹּלְדוֹת יַעֲקֹב, יוֹסֵף בֶּן-שְׁבַע-עֶשְׂרֵה שָׁנָה הָיָה רֹעֶה אֶת-אֶחָיו בַּצֹּאן, וְהוּא נַעַר אֶת-בְּנֵי בִלְהָה וְאֶת-בְּנֵי זִלְפָּה, נְשֵׁי אָבִיו; וַיָּבֵא יוֹסֵף אֶת-דִּבָּתָם רָעָה, אֶל-אֲבִיהֶם” “Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem (Na’ar), andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.”
Rabbi Shimon disse que Enoque encarnou em José porque ele também era chamado de נער Na’ar. Seus irmãos sabiam que ele era ‘especial’ e seus sonhos confirmaram isso. Eles tinham os ciúmes que os anjos tiveram por Adão quando Deus decidiu criá-lo.
Anjos tem deveres específicos/ tarefas e habilidades limitadas. Deus nos criou para estarmos em um nível superior que os anjos e para termos controle sobre toda criação, como os bons exemplos de Metatron/Enoque e Sadalfon/Elias.
“e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.’”
{||}

traduzido por Denis Schaefer