Click here to listen to the Daily Zohar [audio:http://dailyzohar.com/wp-content/uploads/audio/dz1043.mp3|titles=Daily Zohar 1043]
Holy Zohar text. Daily Zohar -1043
Hebrew translation:

Tikkun 6 – 2

Continuação do DZ 1042

O Saba disse que, na conexão de ‘Havdalah’ que fazemos depois do términdo do Shabbat, nós abençoamos  o ramo de mirto que tem três folhas. Elas saem do mesmo ponto do ramo e representam os três patriarcas, as três colunas e os três níveis das partes adicionais das almas que recebemos no Shabbat, Nefesh, Ruach e Neshama. (O Saba, que significa ‘ancião’, não é mencionado pelo seu verdadeiro nome, mas o Zohar geralmente usa ‘Saba’ para se referir a uma alma especial elevada que vem do Jardim do Eden para auxiliar Rabbi Shimon em seus estudos.) O versículo Cântico dos Cânticos 2:5 diz “סַמְּכוּנִי,בָּאֲשִׁישׁוֹת–רַפְּדוּנִי, בַּתַּפּוּחִים: כִּי-חוֹלַת אַהֲבָה, אָנִי ” “Sustentai-me com delícias (אֲשִׁישׁוֹת, ‘fogos’), confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor.”, então, qual a conexão das maçãs com a Havdalah.
O Saba refere-se ao versículo 7:8 “וְרֵיחַ אַפֵּךְ כַּתַּפּוּחִים” “e o cheiro da tua respiração como o das maçãs.” e explica que o segredo é relatado ao aroma que chega às duas narinas. No processo da Criação, a luz que trouxe a vida para Zeir Anpin e Adão, veio através das ‘narinas’ de Arich Anpin. (explicações detalhadas em outro momento)
Gênesis 2:7 “וַיִּפַּח בְּאַפָּיו, נִשְׁמַת חַיִּים; וַיְהִי הָאָדָם, לְנֶפֶשׁ חַיָּה” “e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”
As maçãs representam as frutas da Luz que aparecem em Malchut. Quando fazemos uma bênção em qualquer aroma agradável, nos conectamos com o aspecto da vida que Deus trouxe ao mundo, especialmente depois do Shabbat, quando ainda temos as almas adicionais que nos conectamos com nossas meditações. Três refeições no Shabbat São também conexões importantes e devem ser elevadas com leituras do Zohar. Não saia da mesa antes de ler algo do Zohar. O Santo Ari escreveu músicas especiais para as três refeições, que elevam a transformação do alimento em luz espiritual. Nas letras das músicas ele usa os símbolos de maçãs e nos conecta a Keter com Arich Anpin e Atika Kadisha. Quando lemos o Zohar no Sábado à tarde, alcançamos aos maiores níveis de conexão espiritual e recebemos todos os níveis de alma do Shabbat.
{||}

traduzido por Denis Schaefer