Uma das importantes ações que fazemos antes do Rosh Hashanah, que é um dia de julgamento, é pedir perdão um ao outro. Este ato remove julgamento de nossa causa quando ela é apresentada no tribunal superior. Nossas ações podem ter causado a outros sentirem algum tipo de dor, que levantou um julgamento contra nós e colocou um item de correção em nossa lista de tikun. Pedir por perdão remove esse item da lista e é especialmente importante antes de Rosh Hashanah. Nós queremos estar diante do tribunal da verdade, que não pode ser enganado, o mais puro possível, ao menos com profundos arrependimentos em relação a qualquer mal que tenhamos cometido aos outros.
Eu decidi escrever este pequeno artigo como resultado de um email que recebi de um amigo. Ele me enviou a mensagem abaixo para postá-la no DZ. Isso me deu a ideia de criar uma página para que todos sejam capazes de pedir perdão por suas ações erradas. Expressar arrependimento e pedir perdão em um forum público tem maior efeito de purificação. Quando criança, eu me lembro que antes da prece de Rosh Hashanah, muitos vinham ao centro da sinagoga e pediam perdão à congregação. Alguns pediam diretamente à uma pessoa específica, outros pediam perdão a todos. Você pode pedir perdão a pessoas vivas ou não. Relacinamentos passados ou atuais. O que estiver em seu coração, tire-o. Obviamente é melhor chamar diretamente a pessoa, mas se você não pode, diga-o aqui.
Para fazer o perdão funcionar, você precisa ter profundo arrependimento sobre ações passadas e comprometimento de nunca mais repetí-las no futuro. Favor não revelar nomes de outras pessoas. Você pode usar iniciais, porém nunca o nome completo, a não ser que essa pessoa esteja no DZ. Neste caso você pode usar o exatamente o mesmo nome que a pessoa usa para se apresentar. (Alguns usam pseudônimos). Aqui está o primeiro pedido de perdão e o que causou esta página. Sendo uma causa, ele merece o processo de limpeza que está canalizado através desta página.

“Ao Zion Nefesh e a todos os membros do Daily Zohar, durante o mês anterior ao Rosh Hashanah (o Ano Novo) judeus sefarditas pedem perdão de HaKadosh Baruch Hu e de nossos companheiros por todos os nossos pecados. Isto é feito em preparação ao nosso julgamento que é mantido no céu em Rosh HaShanah. A fase de sentenciamento é realizada em Yom Kippur, e o fim do processo de apelação termina com o HaShanah Rabbah (o 7º dia de Sukkot). Eu peço pelo seu perdão por tê-lo prejudicado, envergonhado, ou por qualquer outro ato egoístico que eu tenha cometido. Por favor peroe-me. Atenciosamente, Baruch Eliezer”

 

De Zion Nefesh: “A todos no DZ e na minha vida, por favor perdoem-me por qualquer coisa que eu tenha dito e feito que os tenham magoado ou sentir desconfortáveis, consciente ou inconscientemente. Perdoem-me por não ter respondido a todas suas perguntas. Perdoem-me por esquecer de responder seus emails. Perdoem-me pelas promessas que eu me esqueci de manter (por favor lembrem-me). Para minha esposa; por favor perdoe-me por não te dar toda atenção e apoio merecidos. Eu peço perdão de meus filhos por não lhes dar tempo suficiente como pai. “

-=-=-=- Você pode adicionar seu pedido de perdão na seção de comentários abaixo.
{||}

 

traduzido por Lea

e Denis Schaefer