Zohar Diário # 1369 – As 72 profundezas do Lulav
Daily Zohar 1369
Zohar Pinchas, Vol. 20 (English)/Vol 15 (Hebrew)
Hebrew translation:
823. וְנִעְנוּעֵי הַהַלֵּל הֵם מְשֻׁתָּפִים בַּנִּעְנוּעִים שֶׁל נְטִילַת לוּלָב, וְהֵם שְׁמוֹנָה עָשָׂר בְּ”אָנָּא”. שְׁמוֹנָה עָשָׂר שְׁמוֹנָה עָשָׂר בְּהוֹדוּ תְּחִלָּה וָסוֹף, שְׁמוֹנָה עָשָׂר שֶׁל נְטִילַת לוּלָב – הֲרֵי ע”ב. וּמִפְּנֵי זֶה לוּלָב בְּחֶשְׁבּוֹן ח”ס, וְאַרְבָּעָה מִינֵי הַלּוּלָב – הֲרֵי חֶסֶד, זְרוֹעַ יָמִין. וּמִפְּנֵי זֶה תִּקְּנוּ לוּלָב בְּיָמִין, לְצַד הַחֶסֶד. אֶתְרוֹג לְצַד הַגְּבוּרָה, לִשְׂמֹאל הַלֵּב. וּמִפְּנֵי זֶה אֶתְרוֹג הַדּוֹמֶה לַלֵּב, תִּקְּנוּ לִהְיוֹת בְּיַד שְׂמֹאל. כְּמוֹ שֶׁפֵּרְשׁוּהוּ, לוּלָב בְּיָמִין, וְאֶתְרוֹג בִּשְׂמֹאלוֹ. וְהֵם כְּנֶגֶד זָכוֹר וְשָׁמוֹר. וּמִי נָטַל שְׁנֵיהֶם? הָעַמּוּד הָאֶמְצָעִי. לוּלָב בִּימִינוֹ, וְאֶתְרוֹג בִּשְׂמֹאלוֹ.
Pinchas 822-823
Continuação do ZD anterior
O Lulav inclui 6 itens, três ramos de murta , dois ramos de salgueiro e um ramo de palma aberto. O seu nome é Lulav e porque é o produto principal e o aspecto de Yessod, que dá o nome de todos os 6 quando eles estão montados em conjunto. É a ‘coluna’ do Lulav e suporta a essência dos seis. Do mesmo modo, a coluna vertebral do corpo, mantém os outros ossos e lhes dá a força.
“כָּל עַצְמוֹתַי , תֹּאמַרְנָה – יְהוָה, מִי כָמוֹךָ :
מַצִּיל עָנִי, מֵחָזָק מִמֶּנּוּ; וְעָנִי וְאֶבְיוֹן, מִגֹּזְלוֹ”
“Todos os meus ossos dirão: “YHVH, quem é como você, que liberta o fraco daquele que é mais forte para ele, o pobre e o necessitado, daquele que o rouba? ”
Bones, עצמות , também significa essência, poder. No corpo está o aspecto de Chochmah. O Lulav e o processo de sacudi-lo durante os sete dias de Sucot é uma ótima ferramenta para nós na conexão com Zeir Anpin e obtenção da sua luz para nossas vidas.
Os sacudidelas no Lulav são feitas em quatro conjuntos de 18 com um total de 72. Lulav, לולב é numericamente 68 חס e com as 4 ד espécies são 72. Este é também o valor de Chessed, חסד. Cada um das 72 sacudidelas tem o seu próprio 3 tremor e perfaz um total de 216, o mesmo que Gevurah, גבורה.
Quando conectamos o Lulav à direita que é Chessed, com o Etrog à esquerda que é Geburah, nós os unimos e a coluna central ajuda para que o fluxo de luz desça ao mundo do Malchut.
O Zohar menciona que o etrog tem a forma de um coração, onde estão pensamentos e consciência. Quando nos conectamos ao Etrog ao Lulav devemos ter a consciência correta, a fim de maximizar a conexão.