Click here to listen to the Daily Zohar [audio:http://dailyzohar.com/wp-content/uploads/audio/dz1040.mp3|titles=Daily Zohar 1040]
Holy Zohar text. Daily Zohar -1040

Tikkun 5 – 14
A Shechina é a Luz que segura o recipiente em Malchut. É o que mantém a existência no local com a dinâmica do tempo, espaço e ação. Quando a negatividade for removida do mundo, o recipiente existirá em um estado de repouso, significando continuidade, fluxo ininterrupto de luz. Esse estado traz satisfação total do recipiente.
O estado atual é que a Shechinah está ‘trancada’ no exílio (Malchut) até que Deus (YHVH) traga a Redenção Final. Ela está conosco para nos ajudar com a dor de estarmos longe da luz. Sem ela, não existiria vida neste mundo.
Cântico dos Cânticos 3:5 “הִשְׁבַּעְתִּי אֶתְכֶם בְּנוֹת יְרוּשָׁלִַם, בִּצְבָאוֹת, אוֹ, בְּאַיְלוֹת הַשָּׂדֶה: אִם-תָּעִירוּ וְאִם-תְּעוֹרְרוּ אֶת-הָאַהֲבָה, עַד שֶׁתֶּחְפָּץ” “Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que queira.”
Deus no aspecto de Zeir Anpin, colocou as ‘filhas de Jerusalém’ (Malchut) sob juramento, que não pode despertar o ‘amor’ (Luz de Redenção), até que o recipiente esteja preenchido com o desejo por Ele.
Nesta seção do Zohar, Rabbi Shimon fica de pé e ora ao Infinito, Louvado seja Ele, que quebre o juramento do ‘filho’, que é Zeir Anpin, e traga redenção à Shechinah. Ele oferece a Deus diferentes desculpas e sugestões para alterar a decisão original do filho.
A primeira desculpa é que Deus, o Infinito, está acima do Pai, que é Chochmah e da Mãe que é Binah. Eles estão acima do filho e eles podem mudar qualquer de suas decisões. Até mesmo três pessoas simples podem estar qualificadas para anular votos.
Rabbi Shimon continua e diz que se o Infinito não aceita esta justificação, então ele está pedindo a ele e todas as almas justas nas escolas de estudo (Yeshivah) nos céus para apoiá-lo neste pedido. Ele pede aceitação pelo mérito de Moisés que sempre esteve com a Shechinah e conectado pela coluna central. Moisés também estava pronto para dar sua alma para os Israelitas em troca pelo perdão de seus pecados. Por essas razões e por Moisés, Rabbi Shimon falou ao Infinito que ele deveria cancelar o juramento e encerrar o exílio.
{||}

traduzido por Denis Schaefer