Click here to listen to the Daily Zohar [audio:http://dailyzohar.com/wp-content/uploads/audio/dz1056.mp3|titles=Daily Zohar 1056]
Holy Zohar text. Daily Zohar -1056
tradução do hebraico:

Tikkun 6 – 15 Continuação do DZ 1055
Cântico dos Cânticos 7:4 “צַוָּארֵךְ, כְּמִגְדַּל הַשֵּׁן; עֵינַיִךְ בְּרֵכוֹת בְּחֶשְׁבּוֹן, עַל-שַׁעַר בַּת-רַבִּים–אַפֵּךְ כְּמִגְדַּל הַלְּבָנוֹן, צוֹפֶה פְּנֵי דַמָּשֶׂק. ” “O teu pescoço como a torre de marfim; os teus olhos como as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz como torre do Líbano, que olha para Damasco. ”
Jerusalém é Malchut e acima dele há um ponto espiritual chamado Zion que é Yessod. Torre do Líbano é referência para o Templo Sagrado. “Olhe para Damasco ” é a visão do futuro, quando Jerusalém será expandida para todas as direções para purificar toda a negatividade que Damasco representa. O pescoço liga a cabeça e o corpo. O Zohar nos diz que o pescoço é o aspecto da Torá que conecta céus e terra para nós. A torre é a torre que o rei Davi construiu para a Shechiná e ela é redonda como um pescoço. Jeremias 33:25 “כֹּה אָמַר יְהוָה, אִם-לֹא בְרִיתִי יוֹמָם וָלָיְלָה–חֻקּוֹת שָׁמַיִם וָאָרֶץ, לֹא-שָׂמְתִּי” “Assim diz YHVH: Se a minha aliança (leis da Torah) com o dia e com a noite não permanecer, e eu não puser as ordenanças dos céus e da terra”
O Zohar também nos diz que as decorações no pescoço são os aspectos dos preceitos que a Torá nos dá, a fim de construir a “torre” para ligar o céu e a terra. Com os preceitos de “você NÃO deve fazer …” nós protegemos a Shechiná do sustento do lado negativo e com os preceitos do “Você deve fazer …” construimos a torre e fazemos unificações.

 Cânticos dos Cânticos 3:6 “ מִי זֹאת, עֹלָה מִן-הַמִּדְבָּר, כְּתִימְרוֹת, עָשָׁן: מְקֻטֶּרֶת מֹר וּלְבוֹנָה, מִכֹּל אַבְקַת רוֹכֵל” “Quem é esta (זֹאת) que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os pós dos mercadores?
זֹאת, (pronouncia-se ‘Zot’), é o aspecto da Shechiná que se conecta a Binah (מי, “quem”). Quando vemos a Torá levantada na nossa frente, recitamos “V’Zot Ha Torah ahser sam Moshe ….”. A Torá, Zeir Anpin, é levantada para se conectar a Binah (antes da leitura da Torá) e colocada sobre a “bimah” que é o aspecto de Malchut.
As colunas de fumaça perfumada representam o trabalho dos justos, para conectar-se acima e abaixo. Eles são os aspectos de Yessod e considerados ‘comerciantes’ porque eles lidam com a Torá e produzem luz através do estudo da Torá oral e do Zohar que é o mais alto nível desse estudo.
Rabbi Ashlag não revelou o nome de seu professor, mas disse que um “grande comerciante” lhe ensinou os segredos do Zohar e da Kabbalah. Esta seção do Zohar nos revela o verdadeiro significado das palavras.
Nas noites de sexta cantamos a música “Uma mulher de valor”, que vem de Provérbios na ordem do Alef-Bet. Esta canção é cantada depois de receber o Shabat e, com ela, nos conectamos à Shechina que é agora elevada a Binah. O versículo seguinte desta canção nos diz que a Shechina é um grande recipiente que carrega a “mercadoria” que é a luz que os justos revelam, a fim de sustentá-la durante os dias da semana que estão “de longe”.

Provérbios 31:14 “הָיְתָה, כָּאֳנִיּוֹת סוֹחֵר; מִמֶּרְחָק, תָּבִיא לַחְמָהּ” “Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.”
Rabbi Shimon escreveu o Zohar para nos ajudar a conectar a ele e apoiar a Shechiná até a Redenção Final. Quando nos conectamos com o Zohar nos tornamos ‘comerciantes’ de luz. Este é também o segredo do que Elias disse em Tikkun 6 do Tikunei Zohar “וכמה בני נשא יתפרנסון לתתא מהאי חבורא דילך בדרא בתראה בסוף יומייא” “e as pessoas terão o sustento de sua escrita (Zohar) nas últimas gerações, o fim dos dias. “O verdadeiro sustento vem da conexão com a luz do Zohar e do seu compartilhar.
leitura recomendada: Daily Zohar #883/ http://dailyzohar.com/daily-zohar-1016/

{||}

traduzido por Denis Schaefer