Tikkun 70 – 37
A Shechina é revelada por quatro cores do lado puro.
O branco vem de Chessed, vermelho vem de Gevurah, verde da coluna central, Tiferet.
Cântico dos Cânticos 1:5 “שְׁחוֹרָה אֲנִי וְנָאוָה, בְּנוֹת יְרוּשָׁלִָם ” “Eu sou negra, porém formosa, ó filhas de Jerusalém” Preto vem de  Binah que é a mãe suprema a também a cor da Shechina inferior que recebeu de Binah, a mãe suprema. Keter é a conexão ao Infinito que está além de nosso alcance e não tem cor.
As cores “internas” de aspectos puros ou impuros de uma pessoa são mostradas em sua face. Eclesiastes 8:1 “מִי, כְּהֶחָכָם, וּמִי יוֹדֵעַ, פֵּשֶׁר דָּבָר; חָכְמַת אָדָם תָּאִיר פָּנָיו, וְעֹז פָּנָיו יְשֻׁנֶּא” “Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.”
Cores representam vibrações de luzes de Sefirot diferentes. Um prisma é uma ferramenta para revelar as 7 vibrações de luz que nós vemos como cores. As cores são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. A vibração mais elevada de luz está em Malchut pois está mais condensada (como em matéria condensada). Elas vem todas da luz “invisível” e são reveladas pelo prisma que “força” a luz a ser expressada em diferentes níveis e frequências. Cada cor é uma mistura da cor vizinha. A cor do meio, que é verde, é uma mistura de amarelo e azul dos dois lados. Vermelho e amarelo fazem laranja, o azul e violeta fazem indigo. A cor de Malchut é violeta, ארגמן (pronuncia-se ‘Argaman’) .
Aprendemos que a vibração mais elevada é o aspecto de Malchut pois a luz é “aprisionada” em um grande desejo de expressão. Violeta é próxima da cor do fundo do indigo para a água, azul para ar (isto explica porque o céu é azul). Amarelo é para a radiação de luz que vem do sol. Laranja é o fogo do sol e vermelho é o aspecto da transformação da luz pura, espiritual, no mundo físico.
Esta é a razão do porque do sol que os cientistas dizem ter 4.5 bilhões de anos, produzir tanta energia sem se consumir. Você pode dizer definitivamente que é um corpo de matéria?
Aproximadamente uma semana atrás recebi uma pergunta sobre ” Por que o sol está queimando e nunca se consome. De onde vem essa energia?” Cientistas dizem que o sol produz energia pela fusão nuclear de hidrogênio em hélio em seu núcleo, Hidrogênio tem o número atômico de 1 e quando eles se fundem tornam-se Hélio que tem o número atômico 2. Hidrogênio e hélio são os dois primeiros elementos na tabela periódica. O sol é a fonte da energia da luz da vida que é gerada de um único proton. Existe um incrível equilibrio na fusão nuclear que está acontecento dentro do núcleo solar. A raiz é um simples 1, a fusão de 1+1 faz 2 e juntos 3. Este é o aspecto das 3 sefirot superiores de Chokmah, Binah e Da’at que traz energia de vida às sete sefirot abaixo que é revelada quando usamos o teste do prisma. Depois de estudar essa parte do Zohar eu entendi a conexão do sol com luz e vida e também porque é o aspecto de Zeir Anpin. Este foi um momento “uau” para mim e eu agradeço D’us e Rabbi Shimon por abrir-nos essa janela de entendimento´.
O sol é “alimentado” com energia espiritual, Binah que transforma em energia/fogo e nos traz o sustento da vida no nível físico.
Exodo 34:29 “וַיְהִי, בְּרֶדֶת מֹשֶׁה מֵהַר סִינַי, וּשְׁנֵי לֻחֹת הָעֵדֻת בְּיַד-מֹשֶׁה, בְּרִדְתּוֹ מִן-הָהָר; וּמֹשֶׁה לֹא-יָדַע, כִּי קָרַן עוֹר פָּנָיו–בְּדַבְּרוֹ אִתּוֹ” “E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com Ele.”
Agora entendemos melhor esse versículo. Entendemos também porque Rabbi Shimon foi também chamado de ‘Sinai’ e porque quando ele escolheu deixar o mundo, o fogo cercou sua casa.

{||}