Click here to listen to the Daily Zohar [audio:http://dailyzohar.com/wp-content/uploads/audio/dz982.mp3|titles=Daily Zohar 982]
Holy Zohar text. Daily Zohar -982 Hebrew translation:
Tikkun 70 – 87
Lábios compridos são do lado de Chessed, coluna da direita. Lábios largos são de Binah e da coluna esquerda, lábios de tamanho médio são coluna central, Tiferet. Lábios pequenos e em formato circular são de Malchut.
As palavras que saem da boca são construídas das 22 letras e suas raízes estão em 5 áreas da boca.
Os grupos de letras da parte interior à parte externa da boca: Deuteronômio 27:6 “אֲבָנִים שְׁלֵמוֹת תִּבְנֶה, אֶת-מִזְבַּח יְהוָה אֱלֹהֶיךָ; וְהַעֲלִיתָ עָלָיו עוֹלֹת, לַיהוָה אֱלֹהֶיךָ. ” “De pedras brutas edificarás o altar de YHVH teu D’us; e sobre ele oferecerás holocaustos a YHVH teu D’us.” Pedras, como o Livro da Formação nos diz, são as letras hebraicas. Aqui, o Zohar traz este versículo para nos ensinar que nossas preces devem ser puras assim como as ofertas levadas ao altas no Templo Sagrado.
Gênesis 28:11 “וַיִּפְגַּע בַּמָּקוֹם וַיָּלֶן שָׁם, כִּי-בָא הַשֶּׁמֶשׁ, וַיִּקַּח מֵאַבְנֵי הַמָּקוֹם, וַיָּשֶׂם מְרַאֲשֹׁתָיו; וַיִּשְׁכַּב, בַּמָּקוֹם הַהוּא ” “E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.”
D’us trouxe Jacó ao ponto original da criação dos mundos. A pedra debaixo de sua cabeça era a letra Yod da Criação e ele descobriu a fonte das letras hebraicas. Isto é revelado no versículo com a palavra ‘וַיִּשְׁכַּב’, significando deitar-se. O Zohar nos revela que quando colocamos um espaço depois da terceir letra, lê-se וַיִּשְׁ כַּב, significando “existem 22, que são as 22 letras hebraicas.
No versículo seguinte, lemos sobre o sonho de Jacó sobre os anjos de D’us subindo e descendo a escada. As letras hebraicas às quais Jacó estava conectado ajudaram-no com a conexão espiritual no lugar que mais tarde se tornou o Templo Sagrado.
Gênesis 48:20 “וַיְבָרְכֵם בַּיּוֹם הַהוּא, לֵאמוֹר, בְּךָ יְבָרֵךְ יִשְׂרָאֵל לֵאמֹר” “Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo…” ‘Em ti’ , em hebraico בְּךָ, é numericamente 22 e se refere às 22 letras. Este versículo nos ensina que as bênçãos de D’us para todos os israelitas são dadas através das letras hebraicas.
Provérbios 8:21 “לְהַנְחִיל אֹהֲבַי יֵשׁ; וְאֹצְרֹתֵיהֶם אֲמַלֵּא ” “Para que faça herdar substância aos que me amam, e eu encha os seus tesouros.” A Substância é ‘יש’ , que significa “em existência” e o Zohar se refere à conexão de Jacó para nos contar que os tesouros são para aqueles que amam as  sagradas letras hebraicas.
Salmos 22:5 “ בְּךָ, בָּטְחוּ אֲבֹתֵינוּ; בָּטְחוּ, וַתְּפַלְּטֵמוֹ.” “A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos.” “Em Ti” é בְּךָ , e como vimos acima, é outra referência ao 22. Este versículo nos diz que a confiança que os Patriarcas depositaram em suas preces com as letras salvou-lhes do dano.
Deuteronômio 7:6 “ כִּי עַם קָדוֹשׁ אַתָּה, לַיהוָה אֱלֹהֶיךָ: בְּךָ בָּחַר יְהוָה אֱלֹהֶיךָ, לִהְיוֹת לוֹ לְעַם סְגֻלָּה, מִכֹּל הָעַמִּים, אֲשֶׁר עַל-פְּנֵי הָאֲדָמָה ” “Porque povo santo és ao YHVH teu D’us; YHVH teu D’us te escolheu, para ser seu próprio tesouro, de todos os povos que há sobre a terra.” D’us escolheu os israelitas de todas as nações do mundo dando-lhes as sagradas letras, Torah, e com isso, fazendo dos israelitas uma sagrada nação.
Cântico dos Cânticos 1:4 “ מָשְׁכֵנִי, אַחֲרֶיךָ נָּרוּצָה; הֱבִיאַנִי הַמֶּלֶךְ חֲדָרָיו, נָגִילָה וְנִשְׂמְחָה בָּךְ” “Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos” ‘Em ti’ , בָּךְ, é numericamente 22. As câmaras internas são os segredos do sistema espiritual que podem ser revelados unicamente com o conhecimento e conexão com as letras sagradas.
Ezequiel 3:12 “בָּרוּךְ כְּבוֹד-יְהוָה, מִמְּקוֹמוֹ.” “Bendita seja a glória de YHVH, desde o seu lugar.”
As iniciais das duas primeiras palavras são כב , 22. O versículo é sobre a visão de Ezequiel e o Zohar nos ensina que através das letras hebraicas atraímos a luz de YHVH.
Este ensinamento do Zohar em relação ao estudo do PFR do mês é muito importante. No Daily Zohar #981 aprendemos sobre a importância de estudar o texto sagrado para purificar nossas almas. Aqui o Zohar coloca peso adicional na importância de toda palavra que sai de nossa boca. É o caminho para atrair bênçãos.
A missão do Daily Zohar é de maximizar o estudo do Zohar trazendo o texto original no estilo sagrado para conectar os olhos à fonte, nível de Chochmah. Trazemos a gravação do texto para conectar os ouvidos ao nível de Binah. O comentário é para conectar ambos ao conhecimento, que é Da’at. O Daily Zohar traz as referências às fontes da Torah e da Bíblia para conectar a raiz da luz revelada pelo Zohar.
Quando compartilhamos o estudo e sua fonte, aumentamos o poder de manifestação da luz do Zohar em nossas vidas, porque compartilhar significa manter o fluxo de luz em nossas vidas.
{||}